Claudia Lelis afirma que situação do Rio Formoso é preocupante; MPE e Semarh precisam agir com rigor

Por Fátima Miranda
05/09/2024 11h18 - Publicado há 3 meses
Deputada apoia suspensão da captação de água no Rio Formoso por causa da seca
Deputada apoia suspensão da captação de água no Rio Formoso por causa da seca
Isis Oliveira / HD

A deputada estadual Claudia Lelis (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Turismo e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), afirmou nesta quarta-feira, 4, que está acompanhado com preocupação a situação da seca na região de Formoso do Araguaia, principalmente com os rios da bacia Rio Formoso, que estão quase secos. 

A deputada pevista declarou que já conversou com os órgãos de fiscalização para saber qual a situação no local e como os órgãos irão autuar e punir responsáveis. “Estamos vivendo um momento extremamente sério no Brasil e aqui no Tocantins, com muitas queimadas, seca severa, e no meio desta situação gravíssima, ainda temos a constante de captação de água num rio quase seco, então apoio totalmente a decisão de suspensão da captação até que o período chuvoso comece e que os rios voltem a ter água em abundância”, disse Claudia. 

Sermarh visitará o local 

Na próxima sexta-feira, 6, o secretário de meio ambiente e recursos hídricos (Semarh), Marcelo Lelis, membros do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), junto com Ministério Público (MPE) e demais entidades visitarão a região de Formoso para verificar a situação do rio. A captação de água na Bacia do Rio está suspensa até o dia 30 de novembro após decisão do MPE. 

Já existe uma ação judicial em andamento, proposta pela Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia que requer a suspensão de todas as outorgas de captação de água na bacia do Rio Formoso entre os meses de julho e outubro, pelo prazo de cinco anos, como forma de garantir a recuperação dos recursos hídricos. A medida, segundo a instituição, é necessária diante da grave crise que atinge a região, agravada pela falta de chuvas e pela gestão inadequada dos recursos hídricos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS