Audiência Pública debate conflitos ambientais na Bacia do Rio Formoso
A Assembleia Legislativa do
Tocantins, atendendo ao requerimento da deputada estadual Claudia Lelis, PV, realizará
nesta sexta-feira, 27, ás 14h, no Centro de Convenções de Lagoa da Confusão, região
do Vale do Araguaia, audiência pública para debater os conflitos ambientais
decorrentes da atividade do agronegócio na Bacia do Rio Formoso.
O requerimento apresentado pela deputada Claudia Lelis, que é também presidente da Comissão de Minas, Energia, Turismo e Meio Ambiente, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, após membros da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins apresentarem dados sobre a produção na região e falarem sobre a suspensão de captação de água na Bacia do Rio Formoso.
Devem participar desta audiência representantes de entidades governamentais ligadas as áreas da agricultura e meio ambiente, representantes do Ministério Público, entidades ambientais, universidades, produtores rurais e a população da região.
“Diante das questões que estamos enfrentando na região é imprescindível a realização de audiência pública para tratar dos conflitos ambientais referentes à produção agrícola na Bacia do Rio Formoso. Iremos ouvir os setores envolvidos para que possamos resolver isso de forma que encontremos caminhos seguros que protejam o meio ambiente, mas não gerem obstáculos à atividade econômica do agronegócio. Quero reafirmar que “não é proibir o agronegócio”, porque ninguém é contra o setor, mas sim defender a produção agropecuária, desde que se leve em conta a preservação ambiental”, ressaltou Lelis.