Com emenda de Claudia Lelis, mais de 1500 pessoas fazem testes gratuitos de COVID-19 em Palmas

Por Fátima Miranda
04/02/2021 16h29 - Publicado há 3 anos
Covid 19
Covid 19
Lourenço Bonifácio / HD

A deputada estadual Cláudia Lélis (PV) e o defensor público e coordenador do núcleo da saúde Freddy Alejandro Solórzano, estiveram na manhã desta quinta-feira, 4, acompanhando a ação de testagem gratuita de COVID-19 que acontece no hospital Padre Luso, no Aureny 3. Os testes são realizados em parceria com a COMSAÚDE - Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação e com o Governo do Estado.

Desde que teve início na segunda-feira, 01, já foram 1500 testes realizados, com uma média de 10% positivo. Os casos positivos são automaticamente encaminhados para o município para acompanhamento e tratamento. Foram disponibilizados de 5 mil testes rápidos de COVID-19 à população de Palmas e Porto Nacional.

Acompanhada pela diretora do Hospital Padre Luso, Maria Alice de Araújo e membros do COMSAÙDE, a deputada e defensor público verificaram como está sendo a testagem, a estrutura montada, e os cuidados de segurança adotados com profissionais e população. Eles também conheceram a estrutura do hospital e visitaram as obras que estão em execução para ampliação do Padre Luso.

“ Fiz questão de ver de perto como a testagem está sendo realizada, porque sempre defendi desde o início da pandemia, que houvesse o maior número de pessoas testadas. Então firmei essa parceria com o COMSAÚDE para destinar emenda e realizar a testagem gratuita da população de Palmas e Porto Nacional. Testagem é segurança, além de ajudar quem tem algum sintoma a buscar tratamento imediatamente”, ponderou Claudia Lelis.

Já o defensor público considerou a iniciativa de extrema importância para a comunidade da região Sul de Palmas. “Muitas vezes, a população não tem como pagar o teste e sabemos da dificuldade do acesso à rede pública. Além disso, com essa testagem, ainda é possível aferir como está o andamento do covid-19 na região, de forma a garantir um controle mais célere para que o vírus não possa se disseminar e contagiar ainda mais pessoas”, declarou.

Para a diretora geral do Padre Luso, Maria Alice, aumentar a testagem é fundamental para o conhecimento real do número de contaminados, “ a destinação de recursos da deputada foi fundamental para ajudar na testagem, pois com mais pessoas testadas temos uma maior segurança para todos, além de melhorar nossas ações de saúde ”, defendeu a diretora.

Horário dos testes

Para realizar o teste basta comparecer ao hospital Padre Luso, no Aureny 3 de 09 às 14hs. O local tem espaços individuais, com distanciamento recomendando para se evitar a contaminação do Coronavírus, por profissionais da área da saúde paramentados com EPI's. A testagem gratuita só foi possível devido a disponibilização de emenda parlamentar da deputada estadual Claudia Lelis (PV). Foram disponibilizados de 5 mil testes rápidos de COVID-19 à população de Palmas e Porto Nacional.

Para realização da testagem, estão montadas estruturas na porta do Hospital Padre Luso em Palmas até sábado, mas a expectativa é continuar a testagem até terminar o estoque de testes rápidos. 

Já em Porto Nacional a testagem terá início na segunda-feira, 08, no setor Eduardo Brigadeiro Ramos, em frente à sede do Centro das Crianças da  COMSAÚDE. Serão 1000 testes na Cidade. 

A estimativa é que sejam realizados 150 testes por dia pela equipe. Os testes serão realizados por ordem de chegada até o horário determinado por dia, acontecerão em espaços individuais e com distanciamento recomendando para se evitar a contaminação do Coronavírus. Profissionais da área da saúde estarão paramentados com os EPI's indispensáveis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS