Cleiton Cardoso atua para garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a equoterapia

Por Juarez Netto
30/03/2022 14h17 - Publicado há 4 meses
A equoterapia é um recurso de reabilitação que utiliza o cavalo para melhorar a coordenação motora
A equoterapia é um recurso de reabilitação que utiliza o cavalo para melhorar a coordenação motora
DICOM/ASSEMBLEIA / HD

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Cleiton Cardoso (PTC), apresentou nesta terça-feira (29/03) um requerimento em regime de urgência solicitando ao Governo do Tocantins que disponibilize, de forma gratuita, o método terapêutico de equoterapia às pessoas com necessidades especiais. 

A equoterapia é um recurso de reabilitação que utiliza o cavalo para melhorar a coordenação motora e o equilíbrio dos pacientes. O método é capaz de fortalecer a musculatura e de melhorar a postura dos pacientes graças a técnicas que utilizam a marcha e os movimentos dos animais utilizados na terapia. 

Para o deputado Cleiton Cardoso, o recurso proporciona inúmeros benefícios às pessoas com deficiência e que, por esta razão, deve ser implantado na rede estadual de saúde do Tocantins. “Na equoterapia, o ato cavalgar permite que os pacientes tenham consciência do próprio corpo. O método já se popularizou e é indiscutível que melhora a qualidade de vida das pessoas”, defende o parlamentar. 

O requerimento aprovado em plenário solicita que a terapia seja disponibilizada às pessoas com Síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo e outras características. "Diante de tantos benefícios, acredito que todas as pessoas com necessidades precisam ter acesso à esse método, que vai melhorar os movimentos e ampliar a socialização dos pacientes", acrescenta Cleiton Cardoso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS