Deputado Gipão lamenta a partida de Siqueira Campos e destaca seu legado
O ex-governador José Wilson Siqueira Campos, que faleceu nesta terça-feira, 4, foi homenageado pelo deputado estadual Gipão.
Durante sua ida ao velório, na manhã desta quarta-feira, 5, o parlamentar falou da importância daquele que é considerado o “eterno governado do Tocantins”.
"Winston Churchill disse, que ‘a coragem é a qualidade que garante as outras’, e Siqueira Campos demonstrou isto na prática. Sua coragem transformou um sonho em realidade, possibilitando o desenvolvimento de uma região esquecida. Ele foi um gigante visionário, que através de sua garra mudou para melhor a história de um povo. Esse grande líder partiu, mas nos deixou como herança um enorme legado, seu exemplo, sua garra, perseverança e seus excepcionais feitos. Ele nos colocou no mapa, entrou para a história e inspirou líderes, trabalhando incansavelmente pela prosperidade dessa terra. Que Deus abrace a família Siqueira Campos neste momento de consternação”, declarou o parlamentar.
Siqueira Campos morreu na UTI de um hospital particular da capital, onde estava internado desde o dia 29 de junho. Seu quadro de saúde agravou e, após uma infecção generalizada, ele não resistiu.
Velório
Seu corpo começou a ser velado no início desta manhã no Palácio Araguaia. O sepultamento está previsto para o final da tarde. O Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas decretaram luto de 7 dias.
Biografia
José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato, no Ceará, em 1928, e chegou ao Tocantins nos anos 1960. Em Colinas, se elegeu vereador em 1965. Em 1971 chegou a Câmara Federal, representando o então norte de Goiás e, na luta pela criação do Tocantins, chegou a fazer greve de fome de 98 horas, em Brasília.
Com o sonho do novo Estado realizado, Siqueira foi a campo para conquistar os votos que o tornaram o primeiro governador do Tocantins, na eleição ocorrida após a promulgação da Constituição Cidadã de 1988.