Histórico: aprovado projeto de Gipão que cria a Região Metropolitana de Araguaína
A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou, nesta terça-feira, por 13 votos favoráveis, o Projeto de Lei Complementar que cria a Região Metropolitana de Araguaína, pauta de iniciativa do deputado estadual Gipão (PL). O projeto avança para sanção do governo.
A aprovação representa um marco para o norte do estado e consolida um dos maiores projetos estruturantes da história recente do Tocantins, após forte articulação e diálogo do parlamentar com os municípios envolvidos.
A proposta organiza um conjunto de municípios que, juntos, formam uma das regiões mais dinâmicas do estado. A medida permitirá ampliar investimentos, otimizar serviços públicos, melhorar o planejamento urbano e fortalecer políticas de mobilidade, saúde, segurança e infraestrutura.
“A aprovação do nosso PL que cria a Região Metropolitana é uma vitória construída com diálogo, trabalho e muita responsabilidade. Levantamos essa bandeira porque conhecemos a força da nossa região e sabemos que, com união, podemos ir ainda mais longe. Agora, contamos com a sensibilidade do Governo do Estado, que conhece a magnitude e a importância deste projeto. Se sancionado, ele vai abrir portas para novos investimentos, fortalecer nossos municípios e impulsionar de forma definitiva o progresso da nossa gente. E será uma conquista do povo”, afirmou o deputado Gipão.
Mudanças
A propositura desencadeia uma série de mudanças positivas para os municípios da região:
Planejamento regional integrado para enfrentar desafios comuns;
Melhoria da mobilidade urbana e do transporte intermunicipal;
Gestão coordenada em áreas como saúde, saneamento, segurança e uso do solo;
Otimização dos recursos públicos por meio da cooperação entre municípios;
Atração de investimentos e fortalecimento da economia;
Redução das desigualdades regionais.
Com a consolidação da Região Metropolitana de Araguaína, o Tocantins passa a contar com um novo instrumento de desenvolvimento capaz de transformar realidades, ampliar oportunidades e garantir avanços duradouros.