Convidadas de honra do deputado Eduardo Mantoan fazem parte da história política do Tocantins

Por Munyque Fernandes
09/03/2023 19h03 - Publicado há 1 ano
Maria Tereza e Maria da Balsa foram convidadas pelo deputado Mantoan para sessão solene
Mirdad / HD

Fechando as homenagens ao Dia da Mulher, nesta quinta-feira (9) a Assembleia Legislativa realizou Sessão Solene para a entrega do diploma mulher-cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, em reconhecimento aos trabalhos prestados em prol das mulheres.

O plenário foi aberto para receber os parlamentares e suas convidadas de honra. O deputado Eduardo Mantoan foi acompanhado de duas grandes mulheres da política tocantinense: Maria da Balsa e Maria Teresa Rocha.

A esposa do deputado e prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, foi uma das autoridades presentes e mencionou em seu discurso a importância de possibilitar a ascensão feminina aos espaços de poder.

“Agradeço a oportunidade de discutir políticas públicas para as mulheres como os projetos de lei apresentados pelo Eduardo ontem, no Dia da Mulher. Um deles foi sobre a garantia de licença-maternidade para presidente desta Casa de Leis, nossas deputadas, governadora e vice-governadora do Estado. Por mais que sejamos abraçadas pela Constituição federal e exista um projeto de emenda constitucional da deputada Clarissa Garotinho em trâmite desde 2019, ela estava em licença-maternidade e via no painel da Câmara Federal as faltas sendo computadas. Isso porque as parlamentares têm garantias apenas para problemas de saúde. Mas desde quando pós-parto e gravidez são doenças? Nós estamos gerando vidas! Eu mesma criei e amamentei um pequeninho dividindo os espaços da prefeitura de Palmas com tantas outras mulheres”, disse a prefeita.

Diante deste problema, uma das propostas que o deputado quer garantir a nível estadual é a licença-maternidade para as detentoras de mandato. Mantoan vê na condição de advogado e intérprete da lei, como diferente dos direitos já adquiridos das servidoras regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A PEC traz a possibilidade de licença-maternidade para mulheres no exercício dos mandatos eletivos nos poderes executivo e legislativo.

“Minha luta na Assembleia será por melhores condições de saúde para todas as mulheres tocantinenses. Especialmente, no cuidado com as gestantes, sua assistência do pré-natal ao parto”, garantiu o deputado.

Saiba quem são as homenageadas do deputado Mantoan

Maria da Balsa foi a primeira a ocupar uma cadeira na Câmara de Palmas e também a primeira mulher a assumir a presidência da Casa. Além disso, foi parteira, auxiliar de enfermagem e professora na zona rural durante 17 anos. Uma líder nata, nascida na antiga Lagoinha, onde hoje fica entre o povoado Móia e Luzimangues, Dona Maria sempre gostou de servir.

Maria Teresa Rocha era professora e deixou a secretaria de educação do Distrito Federal para aceitar o convite do governador Siqueira Campos, a quem considera um irmão. Está desde 1989 nesta terra, viu o Estado nascer e se tornar o que é hoje. Foi a primeira diretora de ação social do Tocantins e nunca mais parou de ajudar quem mais precisa.

“É sempre importante reconhecer e valorizar as mulheres pioneiras na política. Fico muito feliz em poder contar com o apoio delas que foram e são fundamentais para a construção da história do nosso Estado”, afirmou Mantoan.