Deputado Fabion emite nota de pesar pelo falecimento do Advogado Renato Jácomo

Por Dirceu Leno / Ascom FG
13/06/2021 12h21 - Publicado há 3 anos
Todo o bem que Renato praticou em vida agora se transforma no exemplo que manterá viva a sua memória
Dirceu Leno / HD

Com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do renomado e notável advogado Dr. Renato Jácomo, aos 92 anos, ocorrido na madrugada deste domingo (13/06), em Araguaína, por complicações de saúde.

Natural de Inhumas-GO, filho de Juraci Lobo Jácomo e Feliberto Jácomo, Renato se formou aos 21 anos na antiga Escola de Direito Federal de Goiânia, hoje UFG – Universidade Federal de Goiás. Mas escolheu Tocantinópolis para morar e constituir família; cidade onde presidiu a Subseção da OAB por três mandatos.

Em 2017, foi condecorado pela OAB-TO com a medalha Francisco Mascarenhas, maior homenagem prestada pela entidade a um advogado. No mesmo ano recebeu do Tribunal de Contas do Tocantins, uma homenagem de advogado notável por sua atuação na advocacia.

Em 2019, foi homenageado pela Câmara Municipal, com título de Cidadão Tocantinopolino e também pela Assembleia legislativa do Tocantins, pelos 30 anos da OAB no estado. Também em 2019 fez sua última audiência como advogado.

Renato foi um profissional aguerrido, ético, leal, muito firme e duro na defesa dos seus clientes, mas que jamais subiu o tom de voz ou foi desrespeitoso durante seus 67 anos de carreira. Advogado histórico, conselheiro, atuante e que muito contribuiu para a advocacia e para a sociedade tocantinense, sobretudo, na cidade de Tocantinópolis e na região do Bico do Papagaio.

Jácomo é, e continuará sendo, uma referência para a advocacia tocantinense, principalmente no âmbito civil e autoral. Seu falecimento nos deixa uma lacuna enorme, mas também um grande legado de honestidade, seriedade e, especialmente, amor pela advocacia atuando na defesa vigorosa dos direitos fundamentais.

Todo o bem que Dr. Renato praticou em vida agora se transforma no exemplo que manterá viva a sua memória. Neste momento de dor oramos a Deus para que conforte o coração da família, amigos e colegas de profissão para que todos possam seguir suas vidas confortados na fé, em momento tão difícil de consternação e tristeza.