Deputado Fabion apresenta projeto que concede Título de Cidadão Tocantinense ao Bispo Dom Giovane

Por Dirceu Leno
12/07/2021 23h21 - Publicado há 3 anos
Esta é uma justa homenagem a este importante cidadão, em virtude das contribuições com o Tocantins
Dirceu Leno / HD

O deputado estadual Fabion apresentou durante Sessão Extraordinária desta segunda-feira, 12, no Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o Projeto de Lei n° 478/2021, que visa conceder Título de Cidadão Tocantinense ao Bispo Diocesano de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo.

Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar destaca que decidiu prestar esta homenagem a Dom Giovane pelos relevantes serviços prestados por ele ao Estado do Tocantins desde sua nomeação em 2009. “Um homem honroso, que dedicou seu tempo integralmente para propagar o evangelho no Tocantins, o referido título se faz mais do que justo e pertinente", argumenta Fabion.

Acrescentando: “Durante toda a sua trajetória no Tocantins, Dom Giovane tem exercido a função de Bispo com infinito amor e dedicação, ofertando sempre mensagens de fé, esperança e força à porção do Povo de Deus da Igreja Católica e para pessoas de bem”, reforçou o deputado.

E conclui: “Esta é uma justa homenagem a esse importante cidadão, em virtude das contribuições com as famílias tocantinenses e pelos longos anos de trabalho e dedicação em nossa terra, onde não tem medido esforços para contribuir para o avanço da sociedade, é que proponho a concessão desta pretensa honraria”, finaliza Fabion.

O homenageado nasceu no dia 16 de janeiro de 1959 em Salinas-MG, sendo o oitavo membro de uma família de dez filhos. Dom Giovane é licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Mato Grosso (FUCMT) em Campo Grande - MS; bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico (ITEO) em Campo Grande–MS; possui especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Mestrado em teologia pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo-SP.

Com o lema: “Cuidarei do Rebanho de Deus a mim confiado”, Dom Giovane faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB desde o ano de 2009; por dois quadriênios esteve como bispo referencial para o setor CEBS e atualmente é o presidente desta comissão e membro do Conselho Econômico da CNBB. No Regional Norte 3, é o bispo referencial para as Pastorais Sociais.