Deputado Fabion e bispo Dom Giovane discutem criação da Casa da Cultura em Tocantinópolis

Por Dirceu Leno
04/08/2021 09h17 - Publicado há 2 anos
A ideia é resgatar a história e a cultura, bem como atividades que destacam a memória do município
Dirceu Leno / HD

O deputado estadual Fabion esteve reunido na manhã desta terça-feira, 3 de agosto, com o bispo Diocesano Dom Giovane Pereira de Melo, para discutir a criação da Casa da Cultura, em Tocantinópolis. A ideia, que vem de encontro ao anseio da comunidade, visa resgatar a história e a cultura, bem como a realização de atividades que destacam a memória do município.

No encontro foi debatido ainda a parceria da Prefeitura Municipal para a locação do prédio que abrigará o local. De acordo com o presbítero, a ideia é que a Casa da Cultura seja um complexo com salas de convivência e atividades culturais, para a realização de oficinas, artesanato, teatro, dança e música, com toda a infraestrutura necessária.

O investimento será executado através de emenda parlamentar destinada pelo deputado Fabion, com contrapartida de outros parceiros. Segundo o bispo Dom Giovane, a Diocese pretende ceder o prédio do antigo seminário para restauro e uso do mesmo.

“Foi uma reunião muito positiva. Este foi apenas o primeiro encontro onde discutimos uma ideia bastante relevante. A Casa da Cultura será um instrumento de resgate, preservação e difusão de hábitos, costumes, tradições, história e cultura, auxiliando na democratização do acesso à cultura, na formação de cidadãos evoluídos culturalmente e certamente mais comprometidos com as questões sociais e com o desenvolvimento sociocultural”, destacou Dom Giovane.

Além disso, ele ressaltou que o projeto estará contribuindo para a descentralização da cultura, tendo um local propício para a promoção de resgate cultural, uma vez que há a ausência de um espaço como este, no município, para o desenvolvimento desta prática.

O deputado Fabion demonstrou interesse no projeto e se colocou à disposição para ajudar na concretização deste importante empreendimento que valoriza a cultura e a história. “Tocantinópolis, por ser um município com mais um século e meio de existência, precisa de um acervo histórico que tenha à disposição da comunidade um local que retrate as nossas raízes. Agora é encaminharmos os projetos para a viabilização da emenda”, enfatizou.

Fabion comentou ainda que, a reforma do antigo seminário transformando-o em Casa da Cultura estará oportunizando à comunidade um espaço adequado para o desenvolvimento de ações, projetos e atividades culturais, artísticas e consequentemente educacionais, não só para a população do município, mas para os turistas que visitam Tocantinópolis.