Fabion solicita, ao Governo do Estado, compra de Ambulâncias UTI-Móvel para os hospitais regionais

Por Dirceu Leno
17/09/2021 10h34 - Publicado há 2 anos
 A aquisição dos veículos atenderá as demandas do povo tocantinense
Ísis Oliveira / Dicom / HD

Avaliando a grande extensão territorial do Estado do Tocantins que impõe distâncias significativas entre as cidades de pequeno e médio porte e seus respectivos municípios de referência para a atenção hospitalar especializada e de alta complexidade, o deputado estadual Fabion requereu, durante sessão desta quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa, ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde, a compra de Ambulâncias tipo UTI-Móvel para atender as demandas dos hospitais regionais do Tocantins.

O pedido do parlamentar, feito a partir de solicitações de moradores e autoridades, se justifica pela manutenção do serviço de atendimento de urgência e emergência, bem como pela necessidade de se realizar o transporte de pacientes no interior do estado para centros de saúde especializados em outras cidades.

Fabion ressaltou que a área de urgência e emergência constitui-se em um importante componente da assistência à saúde, principalmente pelo crescimento da demanda por serviços nesta área, nos últimos anos.

“Faz-se necessário o planejamento das necessidades de saúde do Estado, visando implementar a melhor alternativa de atendimento aos pacientes. Esta propositura objetiva promover a equidade, além de permitir o gerenciamento das ações de saúde no nível terciário da assistência médica, isto é, nas internações – tanto eletivas como de urgência, e nas transferências inter-hospitalares, de acordo com as demandas/necessidades da população”, informou o deputado.

O parlamentar destacou ainda que o Governo do Estado tem demonstrado atenção especial para com a área de saúde, mas, ainda assim, o estado convive com carências nesse setor.

“Com a prestação do serviço imediato de atendimento móvel de urgência à população, certamente haverá a redução do número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de atendimento precoce, pois o usuário necessitado de tal atendimento terá a oportunidade de ter um serviço público de qualidade com mais rapidez, segurança, eficiência e, principalmente, preservação da vida”, reforçou Fabion.

Importância da aquisição dos veículos

A Ambulância UTI-Móvel é uma peça fundamental para o atendimento pré-hospitalar, visto possuir todo o equipamento que pode ser encontrado numa Unidade de Terapia Intensiva tradicional, permitindo que os socorristas tenham condições de um atendimento de qualidade para salvar vidas no âmbito dos hospitais regionais do Estado do Tocantins.

A aquisição destes equipamentos atenderá as demandas do povo tocantinense, ao mesmo tempo em que ampliará a oferta de serviços na área da saúde, gerando mais qualidade de vida para a população, assim como aos pacientes que recorrem ao serviço público de saúde.

Hospitais a serem atendidos

Conforme requerimento, as Ambulâncias Tipo UTI-Móvel irão atender os 17 hospitais de referência do Estado do Tocantins, os quais são: Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Infantil de Palmas (HIP), Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Hospital Regional de Gurupi (HRG), Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital de Referência de Guaraí (HRG), Hospital Regional de Paraíso (HRPA), Hospital Regional de Arraias (HRA), Hospital Regional de Xambioá (HRX), Hospital Regional de Dianópolis (HRD), Hospital de Pequeno Porte de Alvorada (HPPA), Hospital de Referência de Araguaçú (HRA), Hospital Regional de Arapoema (HRA); Hospital Regional de Augustinópolis  (HRA), Hospital Regional de Miracema (HRM), Hospital Regional de Pedro Afonso (HRPA) e Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN).