Após solicitação do deputado Fabion, governador Wanderlei cria Secretaria dos Esportes e Juventude

Por Dirceu Leno
05/02/2022 09h23 - Publicado há 2 anos
Criação da Secretaria de Esportes foi solicitada, em outubro de 2021, através de requerimento
Criação da Secretaria de Esportes foi solicitada, em outubro de 2021, através de requerimento
Dirceu Leno / HD

O deputado estadual Fabion comemora a Medida Provisória (MP) n° 2, editada nesta sexta-feira, 4, pelo governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, que altera a Lei n° 3.421/19, dispondo sobre a estrutura organizacional do Poder Executivo, resultando na criação das Secretarias "dos Esportes e Juventude" e "da Cultura e Turismo", além da Superintendência de Gestão de Políticas Públicas Ambientais na estrutura da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A Medida Provisória publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), será encaminhada para aprovação na Assembleia Legislativa (Aleto). Conforme a MP, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes foi desmembrada em Secretaria da Educação e Secretaria dos Esportes e Juventude; e a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) foi extinta, dando lugar à Secretaria da Cultura e Turismo. Neste último caso, os bens e acervo patrimonial da Adetuc foram transferidos à nova Pasta.

Vale destacar que, a solicitação de desmembramento das pastas foi protocolada pelo deputado Fabion, na Assembleia Legislativa, através do requerimento n° 2.130, em 25 de outubro de 2021, onde sugeriu ao Poder Executivo a criação da Secretaria de Esportes e Juventude. 

De acordo com Fabion, a intenção é estimular a prática esportiva com vistas à expansão potencial existente, fortalecendo o esporte em todo o Estado do Tocantins. “Parabéns ao Executivo por encaminhar esse projeto à Casa, que é um anseio antigo da categoria esportiva. Agora, o esporte terá mais autonomia e os recursos serão destinados a ampliar e fortalecer as atividades esportivas”, pontuou o deputado.

Com a divisão das secretarias espera-se que as pastas tenham desempenhos ainda melhores em suas respectivas áreas, vez que cada uma estará focada em setores específicos. “A criação dessa pasta vem ao encontro do desejo de fomentar o esporte, visto a prática esportiva ser uma forma de promoção da saúde física e mental, além de considerá-la um poderoso instrumento de inclusão social e desenvolvimento da cidadania”, finalizou Fabion.

“Eu vejo o esporte e a cultura como verdadeiros instrumentos de transformação da sociedade. Uma Gestão que investe adequadamente nessas duas áreas, que é o que pretendemos fazer, certamente está contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população, de forma a proporcionar lazer e cultura para a juventude, criando bons hábitos, combatendo a ociosidade e evitando que no futuro essas crianças e adolescentes sejam recrutadas para o crime porque não tiveram esse olhar de que tanto o esporte quanto a cultura transformam vidas”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS