Deputado Fabion homenageia Bispo Dom Giovane com Título de Cidadão Tocantinense

Por Dirceu Leno
21/12/2022 10h20 - Publicado há 1 ano
A honraria foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa
Sílvio Santos / Dicom / HD

O deputado estadual Fabion Gomes (PL) entregou na manhã desta terça-feira (20), no Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), durante Sessão Solene, Título de Cidadão Tocantinense para o Bispo Diocesano de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo.

A concessão da honraria, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa, foi indicada pelo deputado Fabion. Ele justificou a homenagem, ao presbítero, destacando os relevantes serviços prestados à população tocantinense, em especial à cidade de Tocantinópolis.

“Para nós, entregar esta honraria, ao Bispo Dom Giovane, é motivo de satisfação e alegria. Dom Giovane tem se dedicado não só com suas orações, mas tem entregado a Deus seu amor, sua fé e, principalmente, o seu coração. Isso nos honra muito e hoje é um dia de muita satisfação para o povo de Tocantinópolis e para o povo do Estado do Tocantins, pois além de ser amado por todos, ele realiza um trabalho com afinco, amor, fé e esperança. Parabéns!”, comentou o deputado Fabion.

Nascido em Salinas-MG, o homenageado agradeceu destacando que, a honraria recebida engradece cada vez mais o compromisso e a fidelidade com o povo do Tocantins.

“Me identifico com o povo tocantinense há 13 anos. Não conhecia o Tocantins, nunca tinha vindo aqui e, partir de então, desde que cheguei, amo essa terra e ela já faz parte da minha vida e da minha história e, enquanto Deus quiser que eu permaneça aqui, no serviço à igreja e ao povo de Deus, vou estar aqui, porque sou tocantinense de alma, de coração e agora de título”, salientou Dom Giovane.

Dom Giovane Pereira de Melo

Nasceu no dia 16 de janeiro de 1959 em Salinas-MG. É o oitavo membro de uma família de dez filhos. Fez os estudos primários em Fruta de Leite-MG; o ensino fundamental na Escola Sagrado Coração de Jesus em Rondonópolis-MT e o ensino médio no Instituto Cristo Rei em Várzea Grande-MT e na Escola Luther King em Rondonópolis-MT.

É licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Mato Grosso (FUCMT) em Campo Grande - MS; bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico (ITEO) em Campo Grande–MS; possui especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Mestrado em teologia pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo - SP.

Membro do presbitério da Diocese de Rondonópolis onde foi ordenado presbítero em 24 de março de 1990 e no decorrer desses anos assumiu as seguintes funções:

De 1990 a 1993, vigário na Paróquia Bom Pastor; 1993 a 1997, coordenador diocesano de pastoral. Nesse mesmo período foi representante dos presbíteros do regional Oeste 2 da CNBB junto à Comissão Nacional de Presbíteros.

Em agosto de 1999 assumiu a reitoria do Seminário Maior Jesus Bom Pastor da Diocese de Rondonópolis, na cidade de Várzea Grande-MT, período em que atuou também como vigário paroquial da Paróquia de Senhora S´Ana em Chapada dos Guimarães-MT, presidiu a OSIB regional e coordenou o Serviço de Animação Vocacional (SAV) do regional Oeste 2 da CNBB.

Foi professor do Studium Eclesiástico Dom Aquino Correa (SEDAC) onde lecionou as disciplinas de Ação Metodológica e Planejamento, Pastoral Urbana e Supervisão de Estágio Pastoral.

Em 2006 deixou a reitoria do seminário maior em Várzea Grande e assumiu como pároco a Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rondonópolis, desempenhando também a coordenação diocesana de pastoral e a assessoria às diversas pastorais, movimentos e serviços.

Foi nomeado Bispo de Tocantinópolis-TO pelo papa Bento XVI no dia 04 de Março de 2009. Ordenou-se bispo no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Rondonópolis no dia 08 de maio de 2009 e tomou posse na Diocese de Tocantinópolis, no dia 24 de maio do mesmo ano. Tem como lema: Cuidarei do Rebanho de Deus a mim confiado”.

Como Bispo faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB desde o ano de 2009; por dois quadriênios esteve como bispo referencial para o setor CEBS e atualmente é o presidente desta comissão e membro do Conselho Econômico da CNBB. No Regional Norte 3, é o bispo referencial para as Pastorais Sociais.

Durante sua trajetória no Estado do Tocantins tem exercido a função de Bispo com infinito amor e dedicação, ofertando sempre mensagens de fé, esperança e força à porção do Povo de Deus da Igreja Católica e para pessoas de bem.