Lei, de autoria do deputado Fabion, que institui o Dia Estadual do Católico, é sancionada

Por Dirceu Leno
15/07/2024 14h34 - Publicado há 6 horas
A data é um momento para celebrar a fé católica e sua importância na vida dos fiéis
Dirceu Leno / HD

Tocantins institui o Dia Estadual do Católico por meio da Lei nº 4.454/2024, de autoria do deputado Fabion (PL), sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A nova data será celebrada anualmente em 8 de setembro, coincidindo com a festa da Padroeira do Tocantins, Nossa Senhora da Natividade, fortalecendo a importância da comunidade católica e promovendo a diversidade religiosa no estado.

O deputado Fabion expressou gratidão ao governador pela sanção da lei e ressaltou sua relevância para os católicos: “Agradeço ao governador por reconhecer a importância da comunidade católica no Tocantins ao sancionar esta lei. O Dia Estadual do Católico não apenas celebra nossa fé e tradição, mas também promove a união e o respeito entre todas as comunidades religiosas do estado”, destacou o parlamentar.

A instituição do Dia Estadual do Católico não cria um novo feriado, mas permite que líderes religiosos e comunidades católicas sejam incentivados a realizar eventos e atividades que promovam a reflexão, a oração e a celebração da fé.

Engajamento comunitário e patrimônio cultural

A Igreja Católica desempenha papel crucial no engajamento comunitário, contribuindo para a educação, assistência social e caridade. A celebração desta data reconhece o trabalho das organizações e voluntários católicos em prol do bem-estar da sociedade tocantinense. Além disso, a tradição católica faz parte do patrimônio cultural do Tocantins, permitindo que a população se reconecte com suas raízes culturais e históricas.

Reconhecimento e celebração

O Dia Estadual do Católico é um momento para celebrar a fé católica e sua importância na vida dos fiéis. É também uma oportunidade para refletir sobre os valores da Igreja Católica, como a caridade, justiça e solidariedade. A data fortalece a identidade dos católicos na sociedade brasileira e promove o diálogo inter-religioso. É um convite à reflexão, oração e vivência dos valores cristãos.

Segundo o documento que propôs a Lei, a data reforça o senso de unidade e coesão social, incentivando os cidadãos a se unirem em torno de valores comuns e juntos trabalharem para o bem-estar de todos.

“A Igreja Católica é conhecida por sua ênfase na solidariedade, na ajuda aos menos favorecidos e no acolhimento dos necessitados. A instituição desta data confirma e incentiva os princípios de solidariedade e caridade que são fundamentais para a fé católica”, destacou o deputado Fabion.