Deputado Ivory de Lira representa Legislativo tocantinense na abertura da Agrotins 2023

Por Ascom. Dep. Ivory de Lira
19/05/2023 07h34 - Publicado há 11 meses
Ivory de Lira na abertura da Agrotins 2023
Sílvio Santos/Dicom / HD

Comprometido com o desenvolvimento do Tocantins, em trabalhar por um mandato municipalista e trabalhar pela soberania entre os poderes legislativo, executivo e judiciário, o vice presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) deputado Ivory de Lira participou nesta quinta-feira, 18, da abertura oficial da 23ª Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2023), ao lado do governador Wanderlei Barbosa, do presidente da Câmara Federal Arthur Lira, senadores, deputados federais, deputados estaduais, demais autoridades e expositores.

Na ocasião, o deputado Ivory de Lira, na qualidade de vice-presidente, representou o Poder Legislativo Tocantinense, uma vez que o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres, se encontra em tratamento de saúde. Na solenidade, o deputado Ivory falou sobre a importância do agronegócio e da agricultura familiar para o fortalecimento e a consolidação da economia tocantinense. Ele também lembrou que é a atividade rural que garante comida na mesa do brasileiro e se comprometeu em defender e apoiar o setor.

O parlamentar pontuou que além da produção do agronegócio e da agricultura familiar, o campo também é um setor responsável pela oferta de muitos postos de trabalho e lembrou que o meio rural exige cada vez mais qualificação da mão de obra para uso de novas tecnologias, a exemplo do que está sendo exposto na Agrotins.

“A Agrotins é uma feira de grande importância na agenda anual do agronegócio brasileiro. É um espaço que atrai visitantes de todos os Estados Brasileiros e atai expositores nacionais e internacionais, possibilitando a realização de grandes negócios, o intercâmbio de tecnologias e conhecimentos e a movimentação de um grande volume de recursos, contribuindo para o aquecimento da economia da região Norte, a partir do Tocantins”, avaliou o deputado Ivory.

Comenda do Mérito do Agronegócio do Tocantins

Na parte da tarde, o deputado Ivory de Lira presidiu uma solenidade em que foram concedias Comendas do Mérito do Agronegócio do Tocantins a empresários, produtores e autoridades que têm relevante serviço prestado no Estado. A indicação da comenda é prerrogativa da Mesa diretora da Assembleia Legislativa.

No total, foram homenageadas oito pessoas ligadas ao agro tocantinense: secretário estadual da Agricultura Jaime Café, empresário do agronegócio Oswaldo Stival Jr, ambos indicação do deputado Amélio Cayres; CEO da AGROJEM José Eduardo Motta, indicação do deputado Ivroy de Lira, produtor rural volney Aquino Santos, indicação do deputado Gutierrez Torquato; prefeito de Campos Lindos Romil Iakov Kalugin, indicação do deputado Vilmar de Oliveira; produtor rural Gilberto José Marasca, indicação da deputada Janad Valcari; presidente do sindicato rural de Araguaína Wagner Martins Borges, indicação do deputado Marcus Marcelo e o presidente da Fieto, Roberto Pires.

Na ocasião o empresário José Eduardo Motta, indicado por Ivory de Lira, disse que se sente feliz e gratificado pela honraria. “Chegamos nesta região há 20 anos e sempre investimos no Estado. Hoje estou muito honrado por receber esta comenda, junto com os demais homenageados”, agradeceu.