Deputado Jair Farias recebe representantes do projeto Mulheres Camponesas de Palmeirante

Por Geovana Farias
07/06/2024 10h10 - Publicado há 22 dias
Deputado Jair Farias Recebe Representantes do Projeto Mulheres Camponesas de Palmeirante
Geovana Farias / HD

Na manhã desta quinta-feira, 6 de junho, o deputado Jair Farias (UB) recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Tocantins, os representantes do projeto Mulheres Camponesas do assentamento PA Maria Bonita, localizado no município de Palmeirante. A reunião teve como foco principal a apresentação dos produtos fabricados a partir da extração da casca e da massa do pequi, um fruto nativo do Brasil de grande importância econômica.

Durante o encontro, os representantes da associação exibiram uma variedade de produtos derivados do pequi, ressaltando seu valor comercial e a potencial contribuição para a economia local. Os itens apresentados incluíam desde sabão liquido e sabão em barra, todos produzidos pelas mulheres do assentamento.

Além da apresentação dos produtos, os representantes do projeto aproveitaram a oportunidade para solicitar ao deputado Jair Farias o fornecimento de implementos agrícolas. Esses equipamentos são essenciais para atender às demandas da Associação Terra Prometida PA Maria Bonita, composta por 102 famílias, bem como dos pequenos produtores rurais do município de Palmeirante. A falta de recursos e equipamentos adequados tem sido um desafio constante para os produtores da região, impactando diretamente a capacidade produtiva e a qualidade de vida das famílias assentadas.

O deputado Jair Farias, conhecido por seu apoio às iniciativas rurais e ao desenvolvimento sustentável, demonstrou interesse nas solicitações e comprometeu-se a avaliar as possibilidades de auxílio. “A agricultura familiar e os projetos comunitários como o Mulheres Camponesas são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Vamos trabalhar para buscar soluções e apoiar essas iniciativas que valorizam nossa cultura e nossos recursos naturais”, afirmou o deputado.

A reunião de hoje é um exemplo da importância do diálogo entre representantes políticos e comunidades rurais para a construção de políticas públicas que atendam às necessidades locais e promovam o desenvolvimento regional. A expectativa é que, com o apoio necessário, o projeto Mulheres Camponesas continue a crescer, fortalecendo a economia de Palmeirante e melhorando a qualidade de vida das famílias envolvidas.