Jair Farias busca apoio do Sebrae para projetos no Bico do Papagaio

Por Marcia Alves
02/07/2019 18h25 - Publicado há 4 anos
Jair Farias apresenta turismo do Bico do Papagaio à Diretoria do Sebrae
Jair Farias apresenta turismo do Bico do Papagaio à Diretoria do Sebrae
Divulgação / HD

Apresentar o potencial econômico, agroindustrial e turístico do Bico do Papagaio. Esse foi o objetivo do deputado Jair Farias (MDB) ao se reunir, dia 25 de abril, com o superintendente do Sebrae-Tocantins, Moisés Pinto Gomes, que estava acompanhado da diretora técnica do órgão, Eliana Castro de Oliveira. “Viemos buscar parcerias para desenvolver a região”, afirmou o deputado que destacou os pontos turísticos do Bico do Papagaio, citando as cachoeiras de São Bento, que pode ser um roteiro a ser explorado, mas necessita de infraestrutura de acesso ao local. Ele ainda destacou a Serra do Estrondo, em Axixá. “Segundo os praticantes de parapente é um dos melhores pontos do mundo para estar praticando esse esporte”, avisou Farias Farias.

A intenção do deputado é promover a região, através da realização de circuitos nacional e internacional de parapente. “Poucos sabem que a Serra do Estrondo existe em Axixá, existe, mas não tem estrutura”, observou Jair Farias. “Precisa montar estrutura e divulgar que existe”, continuou o parlamentar. O deputado sugeriu ao superintendente do Sebrae estudos de viabilidade da região, além da qualificação profissional da mão de obra local. “Precisamos preparar nosso povo para saber receber as pessoas, para isso é necessário qualificar, conscientizar nosso povo, melhorar a educação”, frisou o parlamentar.

Outro ponto abordado por Jair Farias foram os projetos para alcançar os assentamentos rurais, onde o deputado pretende desenvolver a agroindústria, a fim de gerar renda aos assentados. “O assentamento quando foi criado o objetivo era para as pessoas terem uma vida melhor, hoje é onde mais tem miséria é nos assentamentos, precisamos fazer alguma coisa”, alertou o deputado.

Jair Farias falou do projeto-piloto que vai implantar em um assentamento, em Axixá. “Estamos com um pequeno projeto para implantar em Axixá, através de uma associação, são R$ 100 mil de emenda impositiva para comprar, através do Ruraltins, kits de irrigação para fazer a plantação do milho, do feijão no verão para gerar renda para aquelas famílias, são culturas de fácil cultivo e que vendem igual água”, pontuou. “Faremos em Axixá de forma experimental e vamos buscar as parcerias para fazer em outros municípios, mostrar que é possível, o brasileiro só acredita no que vê”, destacou. “Essa é uma forma de manter as pessoas no campo produzindo, a fim de evitar mais desemprego na cidade e o aumento da violência”, considerou.

A recepção do superintendente do Sebrae foi muito positiva. Moisés Pinto Gomes parabenizou o deputado, pois segundo ele, “esse tipo de mentalidade não é comum hoje em dia, é essa mentalidade que vai mudar o Tocantins”, afirmou. “Quero dizer que o senhor pode contar com o apoio da gente, vamos estudar como o Sebrae pode entrar no projeto, não dá pra dizer agora o que dá pra fazer, temos que conhecer o município, fazer o estudo das potencialidades, quero subir nessa serra primeiro”, garantiu Moisés. Segundo ele, é possível criar uma alternativa de renda para as pessoas, sendo que a qualificação é um dos pontos a serem trabalhados. A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro de Oliveira, ressaltou que a partir do diagnóstico feito na região será possível identificar as potencialidades para se trabalhar toda a estrutura que envolve a cadeia do turismo.

Jair Farias citou que já tratou do assunto também com o presidente da Agência de Turismo, Cultura e Economia Criativa do Estado do Tocantins – Adetuc, Tom Lyra, que ficou de conhecer a região para futuros investimentos do governo estadual. Moisés Pinto Gomes também ficou de agendar uma viagem para conhecer os pontos citados por Jair Farias, além de realizar o estudo das potencialidades da região para promoção do desenvolvimento turístico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS