Léo Barbosa solicita a conclusão de frigorífico em Novo Acordo

25/05/2021 11h31 - Publicado há 3 anos
Obra tem financiamento do Banco Mundial e deve beneficiar Novo Acordo e região
Divulgação/Governo do Tocantins / HD

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (25), o deputado estadual Léo Barbosa (Solidariedade) solicitou ao Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a conclusão da instalação do frigorífico da região de Novo Acordo. A demanda foi encaminhada ao parlamentar pela prefeita do município, Deusany Batista (DEM).

De acordo com Léo Barbosa, a instalação do frigorífico é uma demanda muito importante para Novo Acordo, porque “além de assegurar que o abate seja fiscalizado, oferecendo ao consumidor uma carne com qualidade garantida, também irá gerar emprego e renda para o municipio”, destacou.

A prefeita Deusany Batista afirmou que a conclusão do empreendimento possibilitará a certificação da carne com o Selo de Inspeção Municipal (SIM). “Atualmente só é permitida a compra de carnes que possuem selo de inspeção para o fornecimento de merenda nas escolas e creches. Além dos benefícios de poder certificar a carne que é produzida na nossa região, a previsão é de gerar muitos empregos de forma direta e indireta para a cidade”, ressaltou

De acordo com informações divulgadas pela Seagro em 2019, sete indústrias frigoríficas municipais (matadouros) estavam sendo construídas no interior do Estado, com financiamento do Banco Mundial (Bird), dentro do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), entre elas a unidade de Novo Acordo.

À época, a Secretaria divulgou ainda que cerca de 80% dos municípios do Estado não possuem matadouros frigoríficos e o abate é feito clandestinamente em condições precárias, que oferecem risco à saúde da população, ao meio ambiente e causam maus-tratos aos animais.