Tocantins inaugura primeiro Centro Especializado em Autismo, idealizado por Wanderlei e Léo Barbosa

Por Ascom Léo Barbosa
07/10/2025 08h34 - Publicado há 2 dias
CETEA inaugura nesta terça-feira, 07, em Palmas
CETEA inaugura nesta terça-feira, 07, em Palmas
Divulgação / HD

Com investimento de R$ 13 milhões, o CETEA oferecerá atendimento integral, diagnóstico e capacitação de profissionais da saúde e da educação.

O Tocantins dá um passo histórico nesta terça-feira, 07, com a inauguração do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA) — o primeiro do Estado voltado exclusivamente ao atendimento de pessoas com autismo. A iniciativa, idealizada pelo deputado estadual Léo Barbosa e concretizada pelo governador Wanderlei Barbosa, foi inspirada em centros de atendimentos de referência nacional e internacional e recebeu investimento inicial de R$ 13 milhões.

Criado para oferecer diagnóstico precoce, tratamento contínuo e acompanhamento multidisciplinar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover formação continuada para profissionais das áreas da saúde e educação, o novo centro conta com salas amplas e climatizadas, jardim sensorial, áreas de convivência, espaços para atividades esportivas, terapias e estímulos sensoriais. Na fase inicial, o CETEA atenderá 250 crianças, com estrutura preparada para expandir o atendimento a até 500 pessoas, oferecendo suporte completo às famílias.

Desde 2022, o deputado Léo Barbosa vinha trabalhando na articulação do projeto, realizando visitas técnicas a unidades no Pará, instituição reconhecida pela excelência no atendimento a pessoas com autismo.

A autorização para implantação foi dada por Wanderlei Barbosa em 12 de dezembro de 2024, em reunião no Palácio Araguaia, que contou com a presença de técnicos do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), do Pará, e do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável por gerir tanto o CIIR paraense, quanto o CETEA no Tocantins.

Para Léo Barbosa, o projeto simboliza a realização de um sonho coletivo. “O CETEA nasce de um propósito: oferecer acolhimento, dignidade e oportunidades reais de desenvolvimento. É uma conquista construída com o apoio e a sensibilidade do governador Wanderlei Barbosa e de tantas pessoas comprometidas com a inclusão”, afirmou.

Ele também destacou a contribuição de Rosa Helena Ambrósio, a Rosa da Anjo Azul, e da equipe da Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, parceira fundamental na iniciativa. “A Rosa e toda equipe da superintendência sempre acreditou nesse projeto e trabalhou com amor para torná-lo realidade. Essa dedicação foi essencial para chegarmos até aqui”, completou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS