Em sessão solene, Luana Ribeiro pede ao MPE que denuncie acusados por crime de feminicídio

Por Glês Nascimento
01/07/2019 09h30 - Publicado há 5 anos
Benhur de Sousa / HD

Em discurso durante sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, a deputada estadual Luana Ribeiro (PDT) solicitou ao Ministério Público do Estado (MPE) que denuncie os acusados e indiciados por crime de feminicídio - cometido contra mulheres por discriminação de gênero.

De acordo com a deputada, o médico Álvaro Pereira, indiciado por assassinar a ex-companheira professora Danielle Grohs há quatro meses, ainda não foi denunciado pela Justiça. Isso impede que seja dado andamento no processo judicial. “Como Danielle Grohs, temos muitas outras mulheres que perderam suas vidas para o machismo, para o sentimento de posse, para a dor da ameaça e da perseguição. Basta!”, desabafou Luana.

Ela destacou que soube pela imprensa na tarde desta quarta-feira, que o médico havia sido solto e conseguido prisão domiciliar. Luana falou ainda dos outros cinco casos recentes de violência contra a mulher, e crime de feminicídios ocorridos no Tocantins.

Neste mês, a parlamentar lançou uma campanha nas redes sociais para relembrar as vítimas. “Segundo o Atlas da Violência, houve aumento de 128% nos crimes contra as mulheres. Infelizmente o Tocantins lidera ohankingnacional. Mas essas mulheres não podem ser esquecidas”, disse.

Luana frisou que se tratava de um dia de homenagens, mas seria injusto não citar as mulheres que morreram em crimes de ódiopor serem mulheres.

Sessão solene

Neste ano, a indicação de 16 homenageadas teve como base o trabalho dessas mulheres em benefício da sociedade e tudo o que elas inspiram e representam com seu talento e dedicação em várias atividades cotidianas. Elas receberam o diploma Mulher Cidadã das mãos dos parlamentares e de outras autoridades presentes.

Foram homenageadas: Ivanildes Louzeira Rocha, Maria Rosa de Castro Sales (in memoriam), Maria Aparecida dos Santos, Maria Cirqueira de Moreira, Maria Florismar do Espírito Santo, Maria Ruth de Sousa Almeida Lima, Marciane Machado da Silva, Mônica Avelino Arrais, Helaine de Oliveira e Silva, Cristina Leandro Donato, Xênia Pollyana de Amorim Galvão, Antônia Cássia Lopes Xavier, Eurídice Rodrigues Araújo, Maria Divina Gomes da Silva, Nazaré de Sousa Lima, Maria Izabel Bezerra Gomes, Deusany Batista de Castro, Antônia Monteiro de Almeida e Fernanda Gomes Brito.

Para a ex-quebradeira de coco e hoje chef de cozinha premiada no Brasil, Ruth Almeida, que recebeu a homenagem da deputada Luana Ribeiro, o momento é de honra. “Agradeço à minha família por acreditar em mim. Já fui faxineira, fiz muita comida na casa dos outros e hoje recebo esse reconhecimento. Já me disseram que eu não passaria de lavadeira de pratos e hoje estou aqui”, comemorou.