Em audiência com secretário, Marcus Marcelo busca ampliar atendimentos de saúde na região norte

Por Thatiane Cunha
19/04/2024 11h13 - Publicado há 13 dias
No encontro, o deputado citou a Carlos Felinto questões relacionados a parcerias
Bruna Camila/Ascom / HD

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) se reuniu na tarde da última quarta-feira, 17, com o secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto. Durante a audiência, realizada na sede da secretaria, o parlamentar citou as questões relacionadas a possíveis parcerias para ampliação dos atendimentos nos hospitais da região norte do Estado.

“Discutimos questões relacionadas à saúde e possíveis parcerias para melhorar os serviços de saúde na região de Araguaína. É importante buscar maneiras de fortalecer e expandir a capacidade dos serviços de saúde, especialmente em áreas que atendem a doenças tropicais. Parcerias e colaborações podem ser fundamentais para alcançar esse objetivo”, destacou Marcus Marcelo.

Para o secretário Carlos Felinto, o encontro foi uma oportunidade importante para fortalecer as relações entre o governo, a Secretaria Estadual de Saúde e o parlamento, visando contribuir para a definição e implementação de políticas públicas de saúde.

“A interlocução do parlamentar pode abrir portas para melhorar a estrutura da rede de saúde não apenas em Araguaína, mas em toda a região norte do estado. Essa possibilidade de implementação de novos serviços e a melhoria da estrutura da rede é importante para alcançar nosso objetivo de atendimento à população regional”, afirmou o secretário.

Felinto também citou que o Estado tem o compromisso com a assistência à população, no atendimento de mais de 1 milhão e 400 mil pessoas atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado.

Ampliação dos atendimentos
Um dos pedidos do deputado foi quanto à doação do prédio do CER (Centro Estadual de Reabilitação) de Araguaína, ao HDT-UFT (Hospital de Doenças Tropicais). Se doada, a instalação possibilitará a ampliação da capacidade da unidade com serviços que possam apoiar o Estado a reduzir demandas reprimidas conforme necessidade e pactuações de vagas.

A proposta é que os serviços sejam realizados de forma integrada e articulada com a Rede de Atenção à Saúde e, consequentemente, ampliar o acesso da população pertencente à região de saúde de abrangência estadual.

“O pedido foi apresentado a mim por técnicos do HDT, que buscam a parceria que vem em processo desde 2018”, explicou o deputado Marcus Marcelo.

Ainda foram tratados assuntos para melhoria da saúde como os atendimentos do Hospital Regional de Araguaína e o andamento da obra do Hospital Geral, também da cidade.

Saúde
O deputado Marcus Marcelo foi autor do pedido e presidente da audiência pública que discutiu a saúde do Tocantins, realizada no ano passado e considerada uma das maiores audiências da Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins).

Diante da presença de representantes de todos os segmentos públicos do Estado, foi feito um levantamento de mais de 12 encaminhamentos para melhoria dos atendimentos na saúde do Tocantins.