Requerimento de Marcus Marcelo promove avanços para extensão de atendimentos do HRA por meio do HDT

Por Thatiane Cunha
03/07/2024 13h02 - Publicado há 14 dias
Em encontros com governador e secretário, superintendente do HDT citou que são 24 leitos disponíveis
Em encontros com governador e secretário, superintendente do HDT citou que são 24 leitos disponíveis
Antônio Gonçalves/Secom / HD

Após apresentação do requerimento do deputado Marcus Marcelo (PL), no dia 4 de junho, que solicita estudo para realização de um convênio entre o HRA (Hospital Regional de Araguaína) e o HDT-UFT (Hospital de Doenças Tropicais), alguns avanços estão sendo feitos para ampliação da oferta de cirurgias eletivas, leitos, consultas, exames e outros atendimentos de saúde à população. O governador Wanderlei Barbosa esteve na sede do HDT no último dia 21 e, no dia 28, uma reunião com o secretário de Saúde, Carlos Felinto, também na unidade, discutiu novos passos para efetivação da parceria.

“Na condição de deputado, vejo o HDT como uma grande ferramenta para contribuir com a saúde do Estado do Tocantins. Conversando com o dr. Antônio e sua equipe, há alguns dias a gente vem trabalhando esse assunto. Antes da entrega da obra do Hospital Geral de Araguaína, precisamos dar respostas à população e esse é um caminho viável”, explicou o deputado.

Nos encontros, o superintendente do HDT, Antônio Oliveira Júnior, citou que 24 leitos estão prontos para utilização. “O Hospital vai se tornar regional e vai atender outras doenças que não sejam apenas tropicais. Temos prontos 24 leitos e nosso objetivo é utilizar para cirurgias eletivas, esse é nosso foco inicial. Abriríamos 12 leitos de cirurgias eletivas para ajudar a diminuir essa fila e isso ajudaria também a diversificar esse perfil de atendimento”.

Outro pedido do deputado, a extensão do hospital com a incorporação do prédio do CER (Centro Estadual de Reabilitação), há possibilidade de ampliação de outros atendimentos. “Estamos também pleiteando a cessão do prédio do CER para poder ofertar mais consultas, atendimentos, exames e inclusive mais cirurgias”.

Trâmites
O secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto, disse que em breve haverá novidades nos trâmites da parceria. “Saímos com alguns encaminhamentos e em breve teremos mais novidades sobre a parceria entre a Secretaria e o HDT”.

Para efetivação do convênio, serão necessários a alteração da lei de doação do HDT, que permitirá a ampliação do perfil assistencial e a mudança de nome, a renovação do contrato de prestação de serviços para a diversificação dos atendimentos, com a ampliação da oferta de cirurgias eletivas e leitos de internação, e a cessão do prédio do CER.

A diretora do HRA, Cristiane Uchôa, falou sobre como os novos atendimentos irão melhorar os serviços. “Vai aumentar a assistência e diminuir o tempo de internação, trazendo melhorias para a saúde pública no geral”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS