Rostos da Transformação: filha de pais surdos, Larissa Manoela entende o valor da educação

Por Giovanna Hermice
08/12/2025 16h08 - Publicado há 1 dia
Larissa ama fazer as tarefas de casa e nesse ano pode estudar com um novo uniforme
Larissa ama fazer as tarefas de casa e nesse ano pode estudar com um novo uniforme
Glauber de Oliveira / HD

Entre as mais de 600 crianças beneficiadas pela entrega de uniformes, por meio de emenda do deputado Marcus Marcelo (PL), em Carmolândia, uma delas chamou atenção: Larissa Manoela. Com apenas 6 anos, ela e sua família são os primeiros personagens da série Rostos da Transformação, realizada pela Assessoria de Comunicação do parlamentar. A iniciativa se dedica a mostrar as histórias das pessoas que estão por trás de cada compromisso cumprido pelo deputado.

Larissa estuda na Creche Municipal Ambrosina Maria de Jesus e tem presença marcante: sorriso largo, olhar vivo e expressão forte. Ela carrega a autonomia de quem pertence a uma família que encara desafios diários e os supera. Filha de pais surdos, cresceu desenvolvendo formas próprias de comunicação quando a avó não estava por perto: gesticulava quando sentia fome, apontava quando queria algo e aprendeu, desde cedo, a se expressar.

Quem conta essa história é a avó, Genezia Costa, de 70 anos, aposentada, maranhense e moradora de Carmolândia há 14 anos. É ela quem acompanha cada passo da neta e se orgulha de vê-la crescer com oportunidades educacionais que não teve. “Ela é inteligente, obediente e determinada. Entrou na escola com 1 ano e 8 meses e sempre gostou. No dia em que não vai, ela fica triste”, descreve Genezia, com os olhos brilhando.

Larissa Manoela confirma, com alegria e a espontaneidade que só as crianças têm, os motivos que a fazem gostar tanto de ir para a escola. “Eu gosto de fazer tarefa, brincar de massinha e ver meus amiguinhos”, conta a estudante.

Nunca é tarde para aprender
Na infância, ao contrário de seus filhos e netos, Genezia estudou pouco. Mas, aos 56 anos, criou coragem e voltou para a sala de aula, concluindo a 4ª série. Segundo ela, a experiência trouxe mais felicidade para sua vida; por isso, acredita que educação não tem idade nem limite.

“Mudou o meu dia a dia. Hoje escrevo meu nome bem e faço mais algumas coisas. Por isso digo que nunca é tarde para aprender. O estudo ajuda em tudo a se desenvolver. Até para comprar uma coisa: se a gente não sabe ler, não sabe nem o preço. Estudar é ser feliz”, afirma.

Assim como a avó, mesmo tão pequena, Larissa já entende o valor do estudo. “Amiguinhos, vamos para a escola, é muito importante!”, finaliza.

Ações que fortalecem a educação no Tocantins
Uma das bandeiras do professor e deputado Marcus Marcelo é a educação. Entre as ações já realizadas pelo parlamentar estão  a revisão do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos educadores do Tocantins. Ele ainda garantiu uma área para a construção da Escola de Tempo Integral no Setor Costa Esmeralda, Araguaína. Na Clínica-Escola Mundo Autista, também na cidade, o parlamentar destinou emendas para a estruturação das salas de musicoterapia, terapia ocupacional e educação física, além de viabilizar a implantação de um jardim sensorial.

O deputado também investiu na climatização das escolas municipais de Araguaína e Filadélfia, garantiu recurso para comprar uniformes escolares para estudantes de Carmolândia e Nova Olinda, além do apoio destinado ao pagamento de imóvel e à reforma do prédio que abrigará a Secretaria Municipal de Educação de Palmeirante e entre outras iniciativas. “Nosso compromisso é garantir uma educação pública de qualidade, estruturada e acolhedora. Cada investimento feito representa um avanço real nesse objetivo de transformar a vida das pessoas”, reforça Marcus Marcelo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS