Deputado Nilton Franco comemora realização do Parlamento Amazônico no Tocantins
No dia 22 de junho, ocorreu a 4ª Reunião ampliada do colegiado de Deputadas e Deputados do Parlamento Amazônico na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. O evento foi organizado pelo Deputado Estadual Nilton Franco, (Republicanos), e contou com a participação de 43 Parlamentares representando os estados da Amazônia Legal.
O evento teve como principal pauta a Regularização Fundiária e o licenciamento ambiental, e contou com a presença do Secretário Nacional de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Moisés Savian, que palestrou e tirou algumas dúvidas dos parlamentares.
Nilton comenta o debate promovido entre os deputados no parlamento “ é muito importante receber a reunião do parlamento em nosso estado e ainda ter a oportunidade de debater temas tão importantes para a Amazônia e para o Tocantins, a esperança é que iremos avançar além do debate”, pontua.
O deputado também comemorou o sucesso do evento: “estou muito feliz em organizar esse evento e contar com a presença de tantos parlamentares em nosso estado, e espero que todos tenham se encantado com nossa terra e voltem sempre!”, celebra.
A reunião contou com a presença da Presidente do Parlamento Amazônico, Edna Auzier, deputada pelo Amapá, e também dos presidentes da Assembleia de Roraima, o deputado Soldado Sampaio, presidente da Assembleia do Amazonas, Roberto Cidade, e o representante da Unale, Deputado Adjuto Afonso.
SOLENIDADE
A sessão foi iniciada pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres, que posteriormente transferiu a presidência para a Deputada Edna Auzier. Ela conduziu as discussões e, durante o evento, o deputado Sinésio Campos, representante do estado do Amazonas, recebeu a mais alta honraria da Aleto, a Comenda Ordem do Mérito do Legislativo. A condecoração foi entregue pelo presidente Amélio Cayres como reconhecimento ao seu papel como um dos fundadores do Parlamento Amazônico e por sua dedicação à Amazônia Legal.