Olyntho propõe inclusão de obras na LDO 2024

Por Ascom/Olyntho
17/11/2023 15h11 - Publicado há 11 meses
Olyntho apresentou seis emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024
Olyntho apresentou seis emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024
Ascom/Olyntho / HD

O deputado Olyntho Neto (Republicanos) apresentou seis emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício financeiro de 2024. Elas buscam aperfeiçoar a proposta apresentada pelo governo do estado, garantindo o direcionamento de recursos para obras importantes para o povo tocantinense. “As emendas são um instrumento que nós, parlamentares, temos para aprimorar o texto da proposta. Quanto às da LDO, o prazo para a apresentação encerrou nesta quinta, 16. Metade das que protocolei é relacionada à nossa malha viária e a outra metade voltada para a saúde, educação e esporte”, explicou.

Olyntho propôs a inclusão na LDO 2024 como obras prioritárias a pavimentação asfáltica da TO-423, entre a cidade de Araguaína e o povoado Mato Verde, em Babaçulândia, e do trecho da TO-130 que liga o povoado Morro Grande à cidade de Barra do Ouro. O parlamentar também quer que o governo priorize a implantação de uma rotatória na TO-222, no trecho que dá acesso aos setores Jardim dos Ipês I, II e III, Jardim Boa Sorte e ao futuro Hospital Geral de Araguaína (HGA). “São obras de infraestrutura que visam melhorar as condições de trafegabilidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, frisou.

O deputado também sugeriu que o governo inclua na Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano a reforma e revitalização de dois ginásios poliesportivos: o Nilton Barros de Sousa, localizado no setor JK, em Araguaína, e o Ademar Amorim, situado em Pedro Afonso. “Nós sabemos que os ginásios, além de servirem para a prática esportiva, são espaços de integração da comunidade. Estes dois, infelizmente, apresentam problemas estruturais graves, que só podem ser corrigidos com uma revitalização completa. Então, é o que proponho. Que ambos sejam reformados para que possam voltar a atender à população”, destacou.

Por fim, Olyntho também propôs que seja acrescentado ao texto da LDO a reforma e ampliação do Hospital Regional de Guaraí. “O HRG atende os moradores de Guaraí e é referência para outros 13 municípios da região. O hospital, portanto, merece uma atenção especial do poder público. Com a ampliação da unidade, nós vamos aumentar a sua capacidade de atendimento, além, é claro, de assegurar mais qualidade aos serviços oferecidos aos usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde”, argumentou.

PLDO 2024

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é responsável por nortear a construção do orçamento anual, definindo quais as metas e os gastos prioritários para o ano seguinte. É a LDO que define, por exemplo, quanto e onde o governo pretende investir, o montante de recursos que ele pretende economizar e quais os limites de despesas de cada um dos poderes. No caso do Tocantins, o PLDO de 2024 prevê um orçamento com receitas e despesas de R$ 14,5 bilhões, um crescimento de 12,5% em relação à LDO de 2023.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS