Olyntho propõe inclusão de obras na LDO 2024

Por Ascom/Olyntho
17/11/2023 15h11 - Publicado há 8 meses
Olyntho apresentou seis emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024
Olyntho apresentou seis emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024
Ascom/Olyntho / HD

O deputado Olyntho Neto (Republicanos) apresentou seis emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício financeiro de 2024. Elas buscam aperfeiçoar a proposta apresentada pelo governo do estado, garantindo o direcionamento de recursos para obras importantes para o povo tocantinense. “As emendas são um instrumento que nós, parlamentares, temos para aprimorar o texto da proposta. Quanto às da LDO, o prazo para a apresentação encerrou nesta quinta, 16. Metade das que protocolei é relacionada à nossa malha viária e a outra metade voltada para a saúde, educação e esporte”, explicou.

Olyntho propôs a inclusão na LDO 2024 como obras prioritárias a pavimentação asfáltica da TO-423, entre a cidade de Araguaína e o povoado Mato Verde, em Babaçulândia, e do trecho da TO-130 que liga o povoado Morro Grande à cidade de Barra do Ouro. O parlamentar também quer que o governo priorize a implantação de uma rotatória na TO-222, no trecho que dá acesso aos setores Jardim dos Ipês I, II e III, Jardim Boa Sorte e ao futuro Hospital Geral de Araguaína (HGA). “São obras de infraestrutura que visam melhorar as condições de trafegabilidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, frisou.

O deputado também sugeriu que o governo inclua na Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano a reforma e revitalização de dois ginásios poliesportivos: o Nilton Barros de Sousa, localizado no setor JK, em Araguaína, e o Ademar Amorim, situado em Pedro Afonso. “Nós sabemos que os ginásios, além de servirem para a prática esportiva, são espaços de integração da comunidade. Estes dois, infelizmente, apresentam problemas estruturais graves, que só podem ser corrigidos com uma revitalização completa. Então, é o que proponho. Que ambos sejam reformados para que possam voltar a atender à população”, destacou.

Por fim, Olyntho também propôs que seja acrescentado ao texto da LDO a reforma e ampliação do Hospital Regional de Guaraí. “O HRG atende os moradores de Guaraí e é referência para outros 13 municípios da região. O hospital, portanto, merece uma atenção especial do poder público. Com a ampliação da unidade, nós vamos aumentar a sua capacidade de atendimento, além, é claro, de assegurar mais qualidade aos serviços oferecidos aos usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde”, argumentou.

PLDO 2024

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é responsável por nortear a construção do orçamento anual, definindo quais as metas e os gastos prioritários para o ano seguinte. É a LDO que define, por exemplo, quanto e onde o governo pretende investir, o montante de recursos que ele pretende economizar e quais os limites de despesas de cada um dos poderes. No caso do Tocantins, o PLDO de 2024 prevê um orçamento com receitas e despesas de R$ 14,5 bilhões, um crescimento de 12,5% em relação à LDO de 2023.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS