Olyntho cobra da Energisa solução para falhas no fornecimento de energia

Por Ascom/Olyntho
14/10/2025 17h52 - Publicado há 1 dia
Parlamentar apresentou requerimento cobrando explicações e providências da concessionária
Parlamentar apresentou requerimento cobrando explicações e providências da concessionária
Clayton Cristus/Dicom Aleto / HD

Após receber várias queixas de consumidores, o deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos) cobrou, nesta terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), explicações da Energisa sobre as constantes falhas no fornecimento de energia elétrica. Segundo o parlamentar, o problema tem sido registrado, principalmente, em Palmas. “Apesar de pagarmos uma das tarifas mais caras do país, o serviço vem deixando muito a desejar, com reclamações frequentes da população. Na capital, é difícil encontrar uma quadra cujos moradores não tenham sofrido o impacto das interrupções e oscilações da rede elétrica”, afirmou.

Olyntho argumenta que a falta de energia causa sérios transtornos, além de prejuízos sociais e econômicos. “Para o consumidor residencial, ficar sem luz significa, entre outras coisas, perder os alimentos e medicamentos armazenados na geladeira, e, claro, enfrentar o calor intenso sem poder ligar o ventilador ou o ar-condicionado. Já para as empresas, os apagões têm como consequência a suspensão das atividades, o que provoca perdas financeiras e compromete o fornecimento de produtos e serviços”, ressaltou.  

O deputado também cita os inúmeros casos de eletrodomésticos e eletrônicos danificados por conta da instabilidade no fornecimento de energia. “São muitos os relatos de consumidores que tiveram aparelhos queimados. Quando isso acontece, o morador leva um tempo até provar que os danos têm relação com as quedas de eletricidade. Somente após apresentar vários laudos técnicos é que a concessionária vai avaliar a possibilidade de indenizar o cliente. O processo é demorado e não há garantia de que a restituição ou reparação será efetivamente realizada”, afirmou.

O parlamentar protocolou um requerimento solicitando que a Energisa esclareça os motivos das constantes interrupções e detalhe as medidas corretivas já adotadas ou em andamento para resolver a situação. “No documento, direcionado ao diretor-presidente da concessionária, nós pedimos que sejam informados os investimentos previstos para melhoria da rede elétrica, o procedimento de ressarcimento aos consumidores prejudicados por danos em aparelhos elétricos e, ainda, quais ações estão sendo implementadas para garantir estabilidade e qualidade no serviço, conforme as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)”, concluiu Olyntho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS