Deputado Olyntho anuncia retomada do tratamento de radioterapia em Araguaína

07/08/2019 19h30 - Publicado há 4 anos
Deputado Olyntho anuncia retomada do tratamento de radioterapia em Araguaína
Ascom Deputado Olyntho / HD

Acabou de sair uma decisão judicial autorizando o funcionamento da radioterapia, que volta a funcionar a partir desta próxima segunda-feira, 12, em Araguaína”, comemora Olyntho.

No final da tarde desta terça-feira, 07, o deputado Olyntho (PSDB) anunciou que recebeu a informação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que a partir desta próxima segunda-feira,12, os tratamentos de radioterapias serão retomados em Araguaína.

Segundo a SES, este foi um acordo firmado com a Justiça na última segunda-feira, 5, e em decisão publicada pela juíza da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos, da Comarca de Araguaína, Milene de Carvalho Henrique, nesta quarta-feira, 7, os serviços da máquina de Radioterapia no Hospital Regional de Araguaína voltarão a funcionar a partir da próxima segunda-feira, 12.

O secretário Executivo da SES, Quesede Ayres, explicou o processo: “A instalação de uma nova máquina de radioterapia envolve muitas questões burocráticas e de segurança, já que para a instalação do equipamento foi necessário a ampliação e adequação do bunker (uma sala específica para instalar a máquina), contratação de profissionais especializados escassos no mercado como Físico em Medicina e médico radioterapeuta, autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), além de técnicos vindos de fora do país para instalar o equipamento”.

“Essa é uma luta nossa e de toda a bancada de Araguaína, dos deputados; Elenil da Penha, Jorge Frederico, Issam Saado, Delegado Rerisson e da deputada Valderez Castelo Branco. Os pacientes de Araguaína e toda a região norte do Estado dependem desse atendimento. São famílias que sofrem tendo que viajar para fora do Estado e agora poderão realizar todo o tratamento oncológico aqui no Tocantins”, destaca Olyntho.

Entenda

O atendimento havia sido interrompido ainda no ano de 2014, quando a máquina em funcionamento quebrou e precisou ser substituída por outra nova. Desde que assumiu a Gestão do Executivo estadual, o Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou que a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) priorizasse a instalação da nova máquina de radioterapia que está abrigada na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do HRA (Unacon/HRA).