Prof. Júnior Geo quer a troca do nome do Hospital Geral de Gurupi para fazer justiça ao homenageado

Por Marimar Aiala
16/12/2021 09h04 - Publicado há 2 anos
Deputado Professor Júnior Geo
Dicom / HD

Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Professor Júnior Geo (PROS) propõe modificar o nome do Hospital Geral de Gurupi (HGG) Ivo Carlesse, para João Neves de Paula Teixeira, médico pioneiro no município de Gurupi. O PL foi apresentado na sessão ordinária desta quarta-feira, 15 de dezembro.

Justiça

De acordo com o deputado Professor Júnior Geo, a alteração do nome faz justiça com as pessoas que realmente estão ligadas à história de Gurupi, como a história verdadeira do médico, João Neves de Paula Teixeira. “Para ser reconhecido como digno de nomear o maior hospital de Gurupi é necessário ter uma folha de serviços prestados à sociedade gurupiense, como é o caso legítimo do Dr. João Neves” - destaca o deputado.

Desde 1989

O médico João Neves de Paula Teixeira mudou-se para o norte de Goiás, antes da criação do Tocantins, obtendo o registro de nº 94 no Conselho Regional de Medicina (CRM-TO) no dia 15 de maio de 1989, dois meses após o conselho ser criado, tornando-se um dos médicos pioneiros no Estado.

Atuação

Neves atuava como legista, na função de médico perito, no 7º Núcleo Regional de Medicina Legal em Gurupi, desde outubro de 2003. Ele também era concursado como médico no Hospital de Referência de Gurupi desde julho de 1994, exercendo com esmero o ofício de cirurgião e obstetra.

AGL

Transcendendo a atuação na medicina, o médico João Neves também fundou a Academia Gurupiense de Letras (AGL) no dia 30 de novembro de 1999 e ocupava a cadeira nº 11. Ele também fez parte da primeira diretoria da AGL, como suplente do Conselho Fiscal.

Falecimento

O Dr João Neves faleceu aos 70 anos, vítima de complicações de Covid-19, no dia 28 de julho deste ano e deixou um legado de coragem e compromisso ético com os pacientes e colegas de profissão. Dar o nome do Dr João Neves ao HGG é uma questão de justiça com o médico que tanto se dedicou à comunidade gurupiense.

Entenda

Atualmente, o nome do HGG é Ivo Carlesse, pai do governador afastado, Mauro Carlesse. O referido nunca veio ao Tocantins e faleceu antes da criação do Estado, não tendo, portanto, nenhuma ligação com a população e a história tocantinenses.