Em audiência pública, Júnior Geo reitera a necessidade de soluções urgentes na Saúde

Por Isadora Fontes
05/06/2023 19h21 - Publicado há 10 meses
Deputado Estadual Professor Júnior Geo
Talita Gregório / HD

O deputado estadual Professor Júnior Geo (Podemos) participou na tarde desta segunda-feira, 5, de audiência pública, realizada por meio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). Na ocasião, o parlamentar apresentou pontos pertinentes, demonstrando seu compromisso em buscar soluções para os problemas da saúde estadual e do município de Palmas.

Entre as demandas apresentadas, Geo destacou a necessidade de fortalecer os hospitais regionais para desafogar o Hospital Geral de Palmas (HGP). “Essa sobrecarga no HGP é significativa, nós temos um número muito grande de pessoas que são encaminhadas para Palmas. Precisamos rever, entre estado e municípios para buscarmos soluções porque tem muita gente sendo penalizada. É fácil quando nós falamos apenas em números e não no nome de pessoas, neste caso, nós temos pessoas, nós temos famílias, nós temos vidas que se perdem. Nós precisamos tratar com maior humanização aqueles que dependem do sistema de saúde”, afirmou.

A audiência pública contou com a presença de representantes estaduais e municipais, como o secretário da saúde Afonso Piva e secretário municipal de Palmas Thiago Marconi, além de profissionais da área, entidades e membros da sociedade civil.

Transparência

O deputado também ressaltou a importância em se promover uma maior transparência em relação aos leitos de UTIs. “Sei que o Estado tem o interesse na transparência e estou aqui com o objetivo de fazer apontamentos buscando melhorias. Nós gostaríamos, por exemplo, de ter acesso para saber a quantidade de UTIs que temos nos hospitais regionais, quantas dessas unidades estão disponíveis, porque muitas vezes nós temos uma fila, uma demanda judicial para que o usuário tenha acesso a UTI”, questionou.

Emenda parlamentar

Durante toda a audiência, o deputado demonstrou determinação em buscar soluções efetivas para os desafios enfrentados e destacou também o seu compromisso ao reafirmar que dispõe de R$500 mil em emenda parlamentar para destinar para saúde de Palmas de acordo com o plano da prefeitura, no intuito de ajudar na solução dos problemas.

Concurso Público

Por fim, o parlamentar também solicitou a realização de concurso público para a área, no intuito de fortalecer o sistema de atendimento. “Espero que nós tenhamos por parte do estado, a realização do concurso da saúde com urgência. Há uma década que não ocorre, e um dos problemas que nós enfrentamos é exatamente a ausência de um concurso que precisa ser feito”, disse.

Resposta

Ao final da audiência, o secretário de Saúde, Afonso Piva, respondeu a diversos questionamentos. Sobre a falta de UTIs e a necessidade de transparência, pontos apresentados por Júnior Geo, Afonso Piva disse ser possível acessar diversos dados da saúde através do “Integra Saúde”, além de enfatizar que a demanda por UTIs é realmente grande e que o Estado busca cada vez mais ampliar os leitos. “Se for para fazermos melhoras, nós vamos fazer”, destacou o secretário.