PL de Júnior Geo institui o “Maio Lilás” em apoio à prevenção e combate ao câncer de colo de útero

Por Isadora Fontes
09/05/2024 10h41 - Publicado há 12 dias
Professor Júnior Geo
Professor Júnior Geo
Talita Gregório / HD

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), Projeto de Lei que propõe instituir a Campanha “Maio Lilás” em âmbito estadual, com o objetivo de conscientizar a população e ajudar no enfrentamento do câncer de colo de útero.

Conforme o Projeto apresentado por Geo, a campanha Maio Lilás é dedicada à conscientização das mulheres a respeito da prevenção, do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e do combate efetivo ao câncer de colo de útero, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade das mulheres afetadas com a doença.

“Da mesma forma como ocorre no mês de outubro, dedicado à prevenção e ao combate do câncer de mama e em novembro, ao câncer de próstata, é indispensável que haja uma mobilização semelhante para prevenir e combater o câncer de colo de útero. Com esta campanha, buscamos não apenas aumentar as chances de cura, mas também reduzir a mortalidade causada por esta doença”, destacou o parlamentar.

Dados

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no Brasil (atrás do câncer de mama e de colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres. No Tocantins, estima-se que até 2026, apenas o estado do Tocantins deve ter 540 novas ocorrências, frente a um cenário nacional de 51 mil casos no mesmo período.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS