Prof. Júnior Geo destaca conscientização para evitar queimadas
O deputado
estadual Professor Júnior Geo (PROS) usou a tribuna na última semana para
comentar sobre os impactos das queimadas nesta época do ano e apresentar um
requerimento que solicita ações mais efetivas de conscientização com a
população. “Além de promover a contratação de brigadistas, o Estado tem que
promover uma ação preventiva de forma eficiente para retirar o Tocantins dessa
situação de caos que gera um dano para a saúde pública e um prejuízo
significativo em relação ao meio ambiente”, disse.
“Infelizmente, o Tocantins, mais uma vez, se encontra no ranking de queimadas a nível nacional. Nós sabemos que a problemática não é culpa necessariamente do Governo do Estado, as características climáticas favorecem para que as queimadas ocorram de forma intensa”, pontuou Geo.
O parlamentar também destacou que segundo o Corpo de Bombeiros do Estado, a maior parte dos focos de incêndios se dá por ação humana. “De nada adianta existir a lei se não existe uma fiscalização eficiente, de nada adianta promover a punição se a conscientização da população não ocorre de forma eficiente, mais do que simplesmente promover a punição daqueles que cometem essa infração ou esse crime, mais eficiente seria promover a prevenção e nós retirarmos o Tocantins do terceiro colocado no ranking nacional”, afirmou.
Emendas
Em defesa das atividades da Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos e sabendo que o Tocantins faz parte da área de risco de desastres ambientais pelos incêndios florestais, além da proximidade da temporada de praias no Tocantins, as demandas do Corpo de Bombeiros foram observadas. Geo destinou R$ 320 mil reais para a reforma e estruturação do Corpo de Bombeiros, aquisição de equipamentos de salvamento, capacitação e formação de profissionais.