Geo questiona reajuste na correção financeira dos servidores

Por Gabriela Melo
11/10/2019 13h07 - Publicado há 4 anos
Professor Júnior Geo
Professor Júnior Geo
Divulgação / HD

“Estou votando contra a afronta que está sendo feita em relação à redução da data-base que deveria ser de acordo com o reajuste inflacionário e não é”, afirmou o deputado Professor Júnior Geo (PROS) ao votar proposições, na última quarta-feira, 9, que buscavam unificar a atualização salarial dos servidores estaduais com mudanças bruscas no percentual em relação a inflação indicada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em órgãos com autonomia financeira.

A discussão começou com o envio de proposições à Casa de Leis pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) e Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), buscando a aprovação da correção inflacionária indicada em 3,45% e o Executivo buscando a unificação para 1%.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, foram realizadas emendas pela unificação em todos os projetos. Seguindo para a Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, foram propostas emendas com o posicionamento de acompanhar o índice inflacionário, mas não foram aprovadas pela maioria. Posteriormente, na Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, o deputado Professor Júnior Geo voltou a apresentar as emendas propostas na Comissão anterior posicionando-se por acompanhar a inflação, mas foi voto vencido.

“O TJ-TO, assim como outros órgãos, tem autonomia administrativa e financeira, ele pode promover a correção da data-base conforme a inflação como previsto em lei. É um direito que deveria ser respeitado por esta Casa, por isso meu posicionamento se mantém contrário à alteração que ocorreu, ao invés de manter o projeto original, altera para apenas 1%”, ressaltou Geo.

O trâmite seguiu para a votação de todos os deputados no plenário, que em maioria apoiaram a proposta do Governo, com o voto contrario apenas do deputado Professor Júnior Geo, Nilton Franco (MDB) e Delegado Rerisson (DC).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS