Janad Valcari solicita mutirão de exames para reduzir filas na saúde pública do Tocantins

Por Annady Borges
13/08/2025 17h01 - Publicado há 2 meses
 Requerimento foi protocolado em caráter de urgência e inclui exames de média e alta complexidade
Requerimento foi protocolado em caráter de urgência e inclui exames de média e alta complexidade
Divulgação/Ascom Janad Valcari / HD

Cuidar da saúde do povo tocantinense é uma das principais bandeiras defendidas pela deputada estadual Janad Valcari (PL). Ex-paciente oncológica, a parlamentar ouve, por onde passa, inúmeros relatos e pedidos relacionados à realização de exames na rede pública. Diante desse cenário, ela solicitou, em caráter de urgência, a realização de um mutirão de exames de média e alta complexidade no estado.

A demanda reprimida por esses exames têm gerado sérios prejuízos à saúde da população, especialmente daqueles que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os procedimentos solicitados estão ressonância magnética, tomografia, PET Scan, colposcopia, ultrassonografia Doppler arterial/venosa, entre outros. Esses exames são fundamentais para diagnósticos precoces, acompanhamento de doenças crônicas e definição de condutas terapêuticas adequadas.

Contudo, a população tocantinense enfrenta grandes dificuldades para acessar esses serviços, devido às longas filas de espera e à falta de estrutura técnico-operacional nos hospitais públicos. Para a deputada, além de urgente, a medida representa um gesto concreto de sensibilidade por parte do Poder Executivo diante da atual crise de acesso à saúde no estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS