Requerimentos de Janad são aprovados e podem ampliar serviços do Procon e do Detran no Tocantins

Por Annady Borges
17/10/2025 15h30 - Publicado há 10 horas
Sete municípios podem ser contemplados com novos postos que aproximam atendimentos da população
Sete municípios podem ser contemplados com novos postos que aproximam atendimentos da população
Divulgação/Ascom Janad Valcari / HD

Sete requerimentos apresentados pela deputada estadual Janad Valcari (PL) foram aprovados na quarta-feira (15), durante sessão na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). As proposições solicitam a implantação de postos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Procon em diferentes municípios do estado.

As cidades contempladas com unidades do Detran são Monte Santo, Novo Acordo e Monte do Carmo. Na justificativa, a parlamentar destacou que a criação dos postos é necessária porque os moradores dessas localidades precisam se deslocar para outras cidades a fim de resolver questões relacionadas à habilitação, documentação e fiscalização veicular. Segundo ela, a presença do órgão também contribui para a geração de empregos e o fortalecimento da gestão pública municipal.

Também foram aprovados os requerimentos de Janad solicitando a instalação de postos do Procon nos municípios de Miracema, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso e Alvorada. As novas unidades visam ampliar o acesso da população à defesa do consumidor e descentralizar os atendimentos atualmente concentrados na capital, oferecendo mais praticidade aos moradores do interior.

Atualmente, o Tocantins conta com apenas dez núcleos regionais do Procon, localizados em Palmas, Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

A falta de unidades em outras regiões do estado dificulta o acesso da população aos serviços de defesa do consumidor, já que muitos moradores precisam se deslocar longas distâncias para registrar reclamações ou buscar orientação. Essa limitação compromete a efetividade na proteção dos direitos dos consumidores e restringe o acesso à justiça nas relações de consumo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS