Valdemar Júnior articula apoio de deputados para construção do Centro de Treinamento do 5º BPM

Por Terciany Lima
04/11/2025 17h49 - Publicado há 5 horas
O encontro teve como objetivo articular apoio e recursos para a construção do Centro de Treinamento.
O encontro teve como objetivo articular apoio e recursos para a construção do Centro de Treinamento.
ASCOM / HD

O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) intermediou, nesta terça-feira, 4, uma reunião entre a tenente-coronel Marlene Machado, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) de Porto Nacional, e diversos parlamentares estaduais. O encontro teve como objetivo buscar apoio e destinação de emendas para a construção do Centro de Treinamento e Projetos Sociais do BTL da PM.

A reunião ocorreu logo após a sessão ordinária na Assembleia Legislativa. Valdemar Júnior aproveitou o momento em que vários deputados ainda estavam no plenário para solicitar a colaboração dos colegas na destinação de recursos. “Estamos recebendo a comandante do 5º Batalhão de Porto Nacional, que veio pedir o apoio do Legislativo estadual para a construção do  centro de treinamento junto ao local onde será construído a nova sede do 5° Batalhão. A atual estrutura da unidade da polícia é pequena e antiga, o que impede a realização de projetos sociais na unidade. Com a nova área, localizada na região do Anel Viário, será possível construir o Centro de treinamentos e a nova sede do 5º BPM oferecendo melhores condições de trabalho da nossa PM junto a comunidade portuense e região nesse importante projeto, destacou Valdemar Júnior.

O deputado também ressaltou o aspecto social da iniciativa. “A nova estrutura permitirá que a Polícia Militar amplie seu trabalho social com as crianças e adolescentes da comunidade, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. O esporte será uma ferramenta importante para afastá-las das ruas e do risco de envolvimento com o crime”, reforçou.

Comandante destaca importância do projeto para a comunidade

Durante o encontro, a tenente-coronel Marlene Machado fez uma explanação do projeto e da sua importância para a comunidade. “A Polícia Militar desenvolve projetos sociais em todos os batalhões do Estado, e Porto Nacional carece de uma estrutura que comporte essas ações, oriundo das limitações físicas da atual sede. Com a nova área, que foi doada pela União, poderemos oferecer atividades esportivas e de formação para crianças e adolescentes da região que mais precisam”, explicou a comandante.

Investimento estimado em mais de R$ 12 milhões

O valor total do investimento está estimado em cerca de R$ 12 milhões, abrangendo a construção do novo batalhão, e do Centro de treinamento. “No local serão construídos a sede do 5° BPM, de imediato haverá a construção do CT  que terá um campo de futebol, pista de atletismo, academia de musculação e academia de artes marciais, quadras de areia, vestiários, alojamentos, sala de fisioterapia, alojamentos e área administrativa, além do stand de tiro que ao ser finalizado poderá ser usado pelas  forças de segurança das três esferas, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Guarda Metropolitana e Tiro de Guerra”, detalhou Marlene Machado.

Ainda de acordo com a comandante, a construção do centro de treinamento deverá ser iniciada de forma imediata. “Já temos todos os projetos complementares prontos para iniciarmos o processo de licitação”, disse.

Lançamento da pedra fundamental será nesta quinta-feira dia 06

A tenente-coronel aproveitou para convidar em nome do Comandante Geral Claudio Tomaz, os parlamentares a participarem do lançamento da pedra fundamental das obras, que acontecerá nesta quinta-feira, 6, às 9h, na área onde será construída a nova unidade.

“Queremos que todos participem desse momento e que conheçam de perto o local onde será realizado esse grande sonho da Polícia Militar em Porto Nacional”, concluiu.

Deputados presentes na reunião

Além de Valdemar Júnior, participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, e os deputados Moisemar Marinho, Professor Júnior Geo, Cláudia Lelis, Cleiton Cardoso, Léo Barbosa, Marcus Marcelo, Luciano Oliveira, Olyntho Neto, Vanda Monteiro e Wiston Gomes. Todos manifestaram apoio à destinação de recursos para a execução da obra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS