Vanda Monteiro requer testes contra Covid para acompanhantes de maternidades e retorno de delegacias

Por Isabel Cristina
14/09/2021 12h48 - Publicado há 2 anos
Requerimentos apresentados em regime de urgência.
Flávia Samylla / HD

Três requerimentos de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL) foram apresentados durante a sessão desta terça-feira, 14. A parlamentar solicita do Governo do Estado que sejam disponibilizados, gratuitamente, testes contra a Covid-19 para todos os acompanhantes das maternidades estaduais do Tocantins, além do retorno da Delegacia Especializada em Atendimento a Pessoa Idosa de Palmas e ainda a implantação de Núcleos Especializados Regionais para atendimento das pessoas idosas.

Sobre a oferta gratuita de testes contra a Covid-19, a parlamentar justificou os requerimentos apontando que o Governo do Estado dispõe de laboratórios de condições para ofertar a testagem para as pessoas em situação de vulnerabilidade. “A exigência do teste e os valores cobrados pelos laboratórios impossibilitam que os acompanhantes possam entrar na maternidade. A oferta pelo Governo é uma questão de dignidade e atenção social”.

Delegacia do Idoso

Ainda na sessão, a parlamentar lembrou o fechamento da Delegacia do Idoso de Palmas e a necessidade da implantação de delegacias especializadas nos municípios Araguaína, Gurupi, Dianópolis, Araguatins e Paraíso.

“Precisamos proteger e dar atenção especial as pessoas idosas que passam por problemas que vão desde golpes até os mais diversos tipos de violência. O retorno da delegacia da capital é urgente, assim como a ampliação do atendimento por meio de Núcleos Regionais especializados”.