Aprovada emenda de Vanda Monteiro para oferta de bolsas universitárias em faculdades particulares

Por Isabel Cristina
22/12/2022 22h03 - Publicado há 1 ano
A meta é ofertar a bolsa universitária para estudantes em situação de vulnerabilidade.
A meta é ofertar a bolsa universitária para estudantes em situação de vulnerabilidade.
Ascom Vanda Monteiro / HD

“A meta é beneficiar estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social” 

A emenda aditiva proposta pela deputada estadual Vanda Monteiro (UNIÃO) que dispõe sobre a concessão de bolsas universitárias em instituições de ensino superior particulares no Tocantins, foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, no final da tarde desta quinta-feira, 22. 

A emenda aprovada inclui na meta “Concessão de Bolsas de Estudos para Graduação e Pós-graduação” da Lei Orçamentária Anual- LOA 2023. A concessão do auxílio financeiro corresponde à porcentagem do orçamento disponível para o setor. A expectativa é beneficiar estudantes de todas as regiões do Estado. 

 “É uma grande alegria saber que a minha propositura foi aprovada e assim vamos incentivar nossos estudantes que estão em situação de vulnerabilidade social a ingressarem no ensino superior com o auxílio financeiro para arcarem com os custos das mensalidades”, comemorou a deputada.

Vanda Monteiro ainda destacou que muitas famílias almejam a matrícula dos filhos em uma universidade e que a bolsa será uma importante ferramenta da política pública do Tocantins. “As famílias enfrentam grandes dificuldades para pagar as mensalidades e os alunos passam no vestibular, mas desistem da graduação. Nossa meta é combater essa desistência e apoiar a formação superior da juventude mais carente do Tocantins”, explicou. 

A regulamentação da bolsa universitária, bem como publicação dos critérios de seleção dos universitários, quantitativo, valores e processo de credenciamento das universidades ficam sob responsabilidade do Governo do Estado e serão publicadas no Diário Oficial. 

Além do bolsa universitária, a Assembleia aprovou, com relatoria favorável de Vanda Monteiro, a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da Política estadual da Pessoa Idosa. 

A LOA de 2023 foi aprovada na Assembleia e prevê receitas e despesas de R$ 12,8 bilhões.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS