Deputada Vanda requer progressão horizontal e insalubridade no novo PCCR da Educação
Parlamentar solicita inclusão da progressão horizontal no novo PCCR da Educação e pagamento de insalubridade para merendeiras
A deputada estadual Vanda Monteiro (UB) apresentou requerimento ao Poder Executivo, por meio da Secretaria da Educação, para que sejam realizados estudos sobre a inclusão da progressão horizontal automática no novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos Profissionais da Educação Básica Pública. A proposta busca garantir que, no momento da aposentadoria, os servidores da educação sejam automaticamente promovidos para o próximo nível da progressão horizontal.
“É uma forma de valorizar os profissionais da educação, reconhecendo seus anos de dedicação e contribuindo para uma aposentadoria mais digna. Esse ajuste é uma demanda antiga da categoria e reflete o nosso compromisso com a valorização da educação pública,” destacou a deputada.
Também de autoria da parlamentar, Vanda Monteiro requereu que o Governo do Tocantins incorpore ao novo PCCR da Educação o pagamento da insalubridade para merendeiros e merendeiras. A deputada também destacou que essa demanda é uma luta da categoria. “Sinto-me privilegiada em poder apresentar esse pedido. Trabalhar nas cozinhas é sim uma atividade insalubre, reconhecida pela justiça e vamos dialogar com o Governo em busca de mais esse direito”, enfatizou.
Ainda segundo a deputada, a sugestão visa promover justiça e reconhecimento aos trabalhadores da educação, fortalecendo o papel do Estado no incentivo à carreira docente e na valorização da experiência acumulada pelos profissionais ao longo dos anos. “Acredito que o Governador Wanderlei Barbosa será sensível a esse pedido e vamos juntos aprovar na Assembleia o novo PCCR com a inclusão da progressão”.