Solicitados cursos e Governo anuncia parceria com “Sistema S”
O
anúncio aconteceu nesta terça-feira, 17, em evento realizado no auditório do Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial (Senai), em Palmas, e contou com a presença de cerca
de 170 pessoas. A deputada estadual Vanda Monteiro (PSL) parabenizou o Governo do Estado pela
iniciativa. “É uma luta que tenho travado na Assembleia Legislativa. Foram
diversos requerimentos apresentados e aprovados, e hoje comemoro esta conquista”,
destacou.
No último dia 5 de setembro, Vanda Monteiro esteve em audiência com o secretário estadual do Trabalho e Assistência Social, José Messias Araújo, e na oportunidade protocolou ofício solicitando a realização de cursos profissionalizantes para os municípios do interior do Tocantins, além de Palmas, compreendendo as regiões norte e sul.
“Fomos pessoalmente conversar com o secretário da pasta a fim de pedir a realização desses cursos. Entendemos que, somente com a capacitação e a profissionalização, vamos dar aos jovens a oportunidade no mercado de trabalho e retornar aqueles em situação de desemprego”.
Cursos
Os cursos terão carga horária de 60 até 1.200 horas, e previsão de início ainda em 2019. O objetivo central é apoiar o desenvolvimento profissional de famílias beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda, por meio da Gerência de Inclusão Produtiva, com ênfase para os beneficiários do Programa Bolsa Família.
Segundo o conselheiro de Economia Solidária da Setas, Valter Frota, as qualificações profissionais foram solicitadas pelos gestores municipais após o sucesso das edições das capacitações do Plano de Inclusão Produtiva, realizadas neste ano pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas.
“Sistema S”
Composto por uma série de instituições, o “Sistema S” representa um conjunto de organizações e entidades voltadas a questões profissionais diversas. De forma geral, servem de apoio para a indústria, o varejo e os próprios trabalhadores, em diferentes ramos.