Proposta a inclusão de assistente social no programa saúde da família
O
projeto apresentado na sessão desta quarta-feira, 9, dispõe sobre a inclusão
obrigatória do profissional da assistência social nas equipes do programa saúde
da família e também nos núcleos de apoio.
Vanda Monteiro (PSL) destacou que o projeto de lei é uma demanda da categoria da saúde também dos assistentes sociais que reconhecem a importância do trabalho em conjunto para o melhor atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde.
“Os assistentes sociais com o olhar voltado para as problemáticas da questão social vão somar ao trabalho da equipe e assim levar um atendimento mais humano e que atenda as demandas do cidadão”, explicou a parlamentar.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS).
Também há equipe de Saúde Bucal, composta por cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.
Programa saúde da família
A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).