Vanda Monteiro exige fim de cobrança abusiva praticada pela BRK

Por Isabel Cristina
17/10/2019 16h49 - Publicado há 4 anos
Deputada Vanda Monteiro questionou o representante da empresa sobre o porquê de preços tão absurdos
Flávia Samylla / HD

Aconteceu na Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira, 17, a audiência pública que discutiu a cobrança das contas de água e a tarifa de esgoto no Tocantins praticada pela BRK Ambiental.

O plenário da Casa estava tomado de pessoas que vieram reivindicar uma cobrança mais justa. Seu Antônio, que mora na região norte de Palmas, é um exemplo de consumidor insatisfeito com os serviços da empresa.

“Tenho salário mínimo. Preciso arcar com saúde, moradia, alimentação e transporte. Essa conta é cara demais para eu conseguir pagar”.

A deputada Vanda Monteiro questionou o representante da empresa sobre o porquê de preços tão absurdos, incompatíveis com a realidade dos consumidores do Tocantins. “Essa taxa mínima é absurda, e ela deve parar. O consumidor deve pagar apenas pelo que consumiu. Vamos recorrer a todas as instâncias até vencer essa batalha”, protestou.

Movimento "Fora, BRK!"

Indignado com as altas cobranças praticadas pela empresa, Cirley Gonçalves, morador da região sul de Palmas e um dos idealizadores do movimento “Fora, BRK!”, pede a saída da prestadora de serviço. Cirley explicou que o movimento já recolheu milhares de assinaturas, e o abaixo-assinado que solicita o cancelamento da concessão com a empresa será encaminhado para órgãos como o Ministério Público e a Defensoria Pública, além da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa.

“É uma vontade da comunidade, e os poderes precisam atender ao pedido dos cidadãos. Queremos pagar o justo e sermos mais bem atendidos. A BRK não atende às necessidades da nossa gente, e é absurda a escravidão financeira que ela nos decretou”, reclamou.

Ao final do discurso, a deputada solicitou que as prefeituras municipais atendidas pela BRK tomem uma atitude positiva em prol do cidadão, com o encaminhamento de projetos de lei que reduzam as tarifas praticadas.