Assembleia aprova PL de Vilmar que dá o nome do Coronel Janilson Veras ao Centro Olímpico da PM

Por Cristiane Lima
16/12/2021 11h06 - Publicado há 2 anos
Com a aprovação, o Projeto de Lei segue agora para sansão do Governo do Estado
arquivo / HD

O projeto de Lei de autoria do deputado Vilmar (Solidariedade), que dá o nome do Coronel Janilson Veras ao Centro Olímpico da Polícia Militar do Tocantins, que está sendo construído, foi aprovado pelo plenário da Casa na noite desta quarta, 15.

Janilson Veras Barbosa faleceu este ano e, além de Coronel aposentado da Polícia Militar – PM, era ex-prefeito de Tupiratins. O projeto foi apresentado por Vilmar em junho e com a aprovação da Assembleia segue agora para sansão do Governo do Estado.

Vida e Trajetória de Coronel Jonilson Veras

Nascido em Tupiratins, no ano de 1952, filho de Odilon Barbosa de Sousa e Janira Veras Barbosa, Cel. Janilson era casado com Maria de Nazaré Veras César, pai de cinco filhos e seis netos.

Iniciou carreira na Polícia Militar em 1972, quando ingressou no Curso de Formação de Cabos no estado de Goiás. Permaneceu na graduação de cabo até 16/04/1979, quando foi aprovado no concurso para oficiais e matriculado no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais. Durante a graduação de cabo, exerceu suas atividades em Goiânia e, também nas cidades de Lizarda, Barrolândia, Divinópolis, Xambioá, Carmolândia, então, norte de Goiás.

Em 1981 foi declarado aspirante a Oficial, após conclusão do Curso de Formação de Oficiais. Promoções conquistadas ao longo da carreira na Corporação: 2º Tenente: 21/08/1982; 1º Tenente: 23/12/1984; Capitão 21/08/1987; Major: 01/01/1990; Tenente-Coronel: 25/08/1991 e chegou ao posto de Coronel no dia 21/04/1995.

Como oficial subalterno e intermediário exerceu suas funções nas cidades de Goiânia, Porangatu, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Arraias, dentre outras. Por ocasião da criação do Estado do Tocantins, optou por aqui permanecer.

Aqui, foi comandante do 2º BPM, em Araguaína; 3º BPM, em Pedro Afonso; 1ª CIPM, em Arraias. Foi também o primeiro comandante do 1º BPM, quando a unidade ainda era sediada em Miracema, antes de transferir-se para a capital.

Exerceu também as funções de várias seções do Estado-Maior Geral da Corporação. Foi Chefe do Estado-Maior Geral; Comandante Geral; Chefe da Casa Militar da Governadoria, ocasião em que acumulou o cargo com a função de Coordenador Estadual de Defesa Civil; Diretor-Presidente do Departamento Estadual de Trânsito; Secretário de Estado da Segurança Pública.

Ao longo de sua carreira, recebeu várias medalhas e condecorações em reconhecimento a sua atuação profissional. Dentre as honrarias recebidas cita-se a Medalha Amigo da Marinha, concedida pelo 7º Distrito Naval, em Brasília – DF; Medalha da Ordem do Mérito Tocantins, na qualidade de Grão Mestre da Ordem do Mérito Tocantins; Medalha da Ordem Grão Mestre Tiradentes, concedida pela Polícia Militar do Tocantins.