Deputado apoia conciliação de conflitos ambientais e defende barragens de baixo impacto

O deputado Vilmar (Solidariedade) integrou a reunião da
Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta, 11, com representantes da Associação dos
Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) e autoridades, para
discutir o uso das águas da bacia do Rio Formoso para fins agricultáveis. O parlamentar apoiou a proposta da Associação, de criação de uma câmara de
mediação sobre os conflitos ambientais, e ponderou que as discussões poderiam
ter espaço na Comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo, do qual é
membro.
Vilmar também destacou um anteprojeto de lei de sua autoria apresentado na Assembleia, que sugere ao Governo do Tocantins a construção em parceria com empresas e produtores, de elevatórios/barragens de baixo impacto ambiental no modelo de licença RCA/PCA – Relatório de Controle Ambiental/Plano de Controle.
A propositura é uma alternativa no restabelecimento do equilíbrio ambiental da fauna e da flora da maioria dos rios que sofrem uma queda muito grande no volume de água no período de estiagem. E como a maioria dos rios da região Sudoeste são planos, a construção de pequenas elevatórias no curso dos rios garantiria um grande volume de água para viabilizar a irrigação para produção de grãos, frutas, e pastagens.
“O agronegócio em equilíbrio com o meio ambiente é o que move este país e precisa ter o apoio desta Casa”, pontuou o parlamentar, citando outro exemplo, o pedido de revisão da pauta fiscal do feijão caupi, que apresentou recentemente na Casa.