Após solicitação de Wiston Gomes, Unitins anuncia implantação do curso de Terapia Ocupacional

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou a criação de novos cursos de graduação e, entre eles, está o de Terapia Ocupacional, uma conquista que nasceu a partir de solicitação do deputado estadual Wiston Gomes. Com a implantação do curso no Estado, amplia-se a oferta de graduações na área da saúde no Tocantins e garante-se mais atenção à população com a formação de futuros terapeutas.
Para o deputado Wiston Gomes, a implantação do curso no Tocantins reforça o compromisso com a formação de profissionais preparados para atender demandas específicas da sociedade. “Implantar o curso superior de Terapia Ocupacional em nosso estado é um passo fundamental para garantir profissionais qualificados e sensíveis às necessidades da população. A formação vai possibilitar atendimentos mais humanizados e abrangentes, fortalecendo a rede de saúde e ampliando as oportunidades para jovens que desejam seguir nessa área tão necessária e transformadora”, afirmou.
A Universidade também implantou outros novos cursos, como Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia. As inscrições estão disponíveis no site da Unitins até o dia 6 de outubro.
Curso de Terapia Ocupacional
Com duração média de quatro anos, o curso de Terapia Ocupacional tem como objetivo preparar profissionais para atuar no desenvolvimento da autonomia, da participação e do desempenho de pessoas em diferentes condições de saúde, especialmente aquelas que demandam maior atenção e acompanhamento especializado.
A profissão ganha destaque por sua atuação multidisciplinar, sendo essencial para o cuidado de pessoas neurodivergentes. O terapeuta ocupacional contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras, melhora da coordenação, enfrentamento de desafios sensoriais, além de potencializar as capacidades sociais e emocionais dos pacientes.