Presidente da Aleto recebe mais de 50 deputados para reunião do Parlamento Amazônico
Durante a 4ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados do Parlamento Amazônico, sediada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) nesta quinta-feira, 22, o presidente da Casa de Leis, deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou a necessidade de conservação da Amazônia caminhando junto com desenvolvimento da região, para uma boa utilização das riquezas possibilitando melhorias ao povo brasileiro.
“Nos aprofundamos em debates importantes, não só a reforma Agrária mas também outras situações que necessitam do nosso olhar atento, como a exploração do petróleo na Amazônia que está sendo vetada, uma discussão madura e necessária também sobre o Pedral do Lourenço que está impedindo a implantação da Hidrovia Araguaia Tocantins. Ficamos felizes em recebê-los e saber que temos essa união para buscar formas de sanar esses problemas e continuar conservando, mas também trazendo desenvolvimento à Amazônia Legal”, declarou o chefe do Legislativo tocantinense.
“Agradeço a todos os estados por escolherem nossa humilde, mas bela cidade de Palmas para sediar este Encontro. A Assembleia sempre está de portas abertas para recepcioná-los e o que fica é o sentimento de amizade, de respeito e um debate saudável em busca de melhorias para nossa Amazônia Legal”, frisou.
Amélio ainda fez um apelo aos parlamentares da Amazônia para os próximos encontros. “Que daqui possam ser extraídos frutos que irão repercutir bem nas nossas regiões e, inclusive, deixo como sugestão para reunião de outubro, que possamos também conclamar nossos representantes federais para participarem. Eles estão em Brasília discutindo as causas nacionais, mas precisam ter conhecimento mais próximos das demandas da base, pois somos nós, os deputados estaduais, que estamos rotineiramente nas cidades, vendo as necessidades do povo e tendo uma conexão direta com o eleitor”, complementou.
A reunião contou com a concessão da mais alta condecoração da Aleto ao deputado pelo Amazonas, Sinésio Campos, que recebeu a Comenda Ordem do Mérito do Legislativo das mãos do presidente Amélio Cayres, em reconhecimento ao seu trabalho como um dos fundadores do Parlamento e em prol da Amazônia Legal.
Além da presidente do Parlamento Amazônico, deputada do Amapá, Edna Auzier, e do vice-presidente, deputado pelo Tocantins, Nilton Franco, participaram do Encontro mais de 50 deputados dos estados que compõem a Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso, bem como representantes estaduais e nacionais ligados aos temas debatidos.