Deputado Moisemar propõe reflorestamento das margens e nascentes do Rio Araguaia
Devido às secas registradas nos últimos meses no Tocantins, o deputado estadual Moisemar Marinho (PSB), apresentou requerimento solicitando que o Estado do Tocantins, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, viabilize um projeto para o reflorestamento das margens e nascente do Rio Araguaia.
Sabe-se que o Rio Araguaia, um dos maiores tesouros naturais, enfrenta uma ameaça séria. Nos últimos anos, o nível das águas tem diminuído drasticamente, especialmente no norte do Estado, com registros alarmantes de seca em diversas regiões. “Conforme noticiado, em alguns pontos, o rio atingiu apenas 20 centímetros de profundidade, tornando possível atravessar áreas onde antes só era possível navegar de barco. Portanto, é uma ação que precisa ser realizada de forma urgente, para mantermos o nosso meio ambiente equilibrado, e nossa fauna e flora preservados”, destacou Moisemar.
Além disso, o parlamentar frisou que esse problema é resultado direto das queimadas e do desmatamento descontrolado. O Rio Araguaia percorre os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Junto com seus afluentes, ele compõe a maior bacia hidrográfica inteiramente localizada no Brasil, sendo crucial para o fornecimento de água em vastas áreas das regiões Centro-Oeste e Norte do país. “Reflorestar essas áreas é uma ação urgente e indispensável para garantir a sobrevivência do Rio Araguaia e das comunidades que dele dependem. A recuperação da vegetação nativa trará benefícios ambientais, sociais e econômicos, revitalizando a pesca e outras atividades que sustentam a população local”, finalizou o deputado.