Moisemar Alves Marinho, natural de Itaguatins-TO, filho de José de Ribamar Viana e Luísa Alves Marinho, policial civil, casado com Lavínia Marinho, e pai de João Miguel Marinho, reside em Palmas há mais de 20 anos.
Iniciou sua trajetória política ainda em 2004, presidindo o Diretório Central dos Estudantes – DCE.
Graduou-se em direito pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-TO, e pós-graduado em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral, Direito Penal e Processual Penal, foi professor universitário da FAPAL e UNEST.
Foi eleito membro do Conselho Superior de Polícia Civil por dois mandatos, e presidiu o Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (SINPOL-TO) no triênio 2014/2017.
Em 2016 disputou as eleições de vereador na capital, Palmas, e obteve um total de 1.491 votos, ficou como 1º suplente e em março de 2017 assumiu o mandato.
Nas eleições seguintes, em 2020, foi novamente candidato, conquistou 1970 votos e foi eleito, ficando entre os cinco mais votados da capital.
Enquanto vereador além de defender a Segurança Pública, foi autor de diversos projetos de leis, entre eles, a lei que trata da redução de 50% da Tarifa de Esgotamento Sanitário.
Em 2022, nas eleições estaduais, foi eleito deputado estadual, com 12.553 votos, e foi empossado para assumir a cadeira na Aleto em 2023.
As principais bandeiras a serem defendidas são Segurança Pública, Família, pátria e liberdade.